Dois militares da tropa de elite da Marinha dos Estados Unidos (SEALs), desapareceram no mar durante uma operação contra o grupo rebelde Houthi. O desaparecimento ocorreu no último dia 11, durante uma ação de embarque de navios próximos a Somália. A operação tinha como objetivo buscar armas iranianas destinadas aos houthis no Iêmen para conduzir ataques no Mar Vermelho.
Operações como essas são consideradas uma das missões mais difíceis e perigosas no exército, sendo realizadas por tropas extremamente treinadas. Além disso, ocorrem geralmente com a proibição de navios suspeitos ou inimigos para aproximação, busca e apreensão. E utilizam também o uso de barcos menores para se aproximar de navios suspeitos e ferramentas para escalada, em caso de mar agitado.
Segundo as autoridades americanas, os militares se preparavam para embarcar em um navio Golfo de Áden, mas no dia em questão o mar estava muito agitado. Ao que tudo indica, um deles teria escorregado na escada e o outro mergulhou para tentar ajudar o companheiro quando o mesmo já estava na água. Ainda não se sabe se os demais militares conseguiram embarcar com êxito e as armas de fabricação iraniana foram localizadas.