Como aluna aplicada na faculdade, ela encontrava mais material didático do seu curso sem tradução na língua inglesa, tendo conhecimento básico, pois no tempo da escola não gostava de estudar o idioma. Viu uma chance de aprender de forma prática, fazendo intercâmbio após a sua formação. E assim viveu dois anos na Austrália, onde passou por algumas dificuldades até conseguir dominar o idioma. “Lembro da primeira vez que fui pegar um ônibus para ir à praia, mas não sabia que a praia e o centro da cidade que estava, tinham o mesmo nome, adivinha onde fui parar?! Na cidade, ao invés da praia.”
Depois desse episódio, Ariane entrou na aula de inglês e começou a trabalhar, onde pode ter mais oportunidade de praticar o idioma. Esse tempo também foi muito importante para ela. “Nunca foi fácil para mim, sempre fui uma pessoa muito tímida, sem muitos amigos, sem saber como se virar. Então tive que aprender a me virar sozinha, me tornar uma pessoa responsável pelo próprio dinheiro, ir em busca do que queria.”
No seu retorno para o Brasil, Ariane teve dificuldade de atuar na sua área de formação, por isso começou a dar aulas de inglês em uma escola de idiomas, e em pouco tempo já estava sendo procurada para dar aula particular, e assim ela viu oportunidade de seguir carreira na nova profissão. Nesse mesmo período em que exercia a nova profissão, ela sofreu a perda do seu pai, e ainda teve que enfrentar o desafio de assumir a responsabilidade financeira de sua casa, onde morava com seus pais e o irmão mais novo.
Ela viu mais oportunidade financeira dando aula particular, por isso optou por trabalhar por conta própria. Antes a maioria de seus alunos eram kids e teens, mas percebeu ser mais feliz ensinando adultos e foi então que optou a dar aulas só para eles e teve que se reinventar e mudar sua metodologia de aula e apresentação para se adequar a necessidade de seus novos alunos, os quais conquistou e conseguiu lotar a sua agenda novamente.
Com mais de 12 anos de carreira, desde 2017, Ariane dá aula somente online. “Decidi entrar em uma mentoria, que me ajudaria financeiramente, me traria novas metodologias de ensino online e também me daria mais tempo para aproveitar outras coisas. Uma parte de mim adorou a ideia, outra ficou receosa, nunca tinha feito isso antes, mas fui.” Hoje, além de ter liberdade de trabalhar de onde quiser, ela tem produtos vendidos e está a caminho de fazer seu próprio curso online de inglês para adultos de nível intermediário.
Aquela menina tímida que foi morar sozinha do outro lado do mundo, hoje consegue esbanjar simpatia em suas dicas diárias que posta no Instagram @ariane.teacher.