Patrícia de Oliveira Souza Lélis Boli, jornalista e apontada como ex-militante do Partido dos Trabalhadores (PT), está sendo investigada pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) devido à aplicação de golpes nos Estados Unidos.
Conforme relatado pela Justiça dos Estados Unidos, Patrícia estava se passando por advogada para supostamente ajudar clientes estrangeiros. A jornalista é agora investigada por fraude eletrônica, transações ilegais e roubo de identidade. Caso seja condenada, a pena para os crimes pode chegar a 20, 10 e 2 anos de prisão, respectivamente.
Confira o comunicado compartilhado pelo governo dos EUA:
“Conforme a acusação, em 22 de setembro de 2021, Lélis Bolin enviou um contrato de honorários advocatícios a uma vítima para ajudar na obtenção de vistos EB-5 para os pais da vítima. A vítima fez dois pagamentos iniciais no valor total de mais de 135 mil dólares com base na afirmação de Lélis Bolin de que o dinheiro estaria sendo destinado a um projeto de desenvolvimento imobiliário no Texas, que se qualificava para o programa EB-5.
Em vez disso, alega-se que o dinheiro da vítima foi para a conta bancária pessoal de Lélis Bolin. Em vez de investir o dinheiro como prometido, Lélis Bolin teria usado o dinheiro para um pagamento inicial em sua casa geminada em Arlington (Texas), reformas de banheiros e pagamento de outras despesas pessoais, como dívidas de cartão de crédito”.