A gripe é uma doença infecciosa que afeta, principalmente, o sistema respiratório. Causada pelo vírus Influenza, é transmitida através do ar e pode ocasionar sintomas como febre, tosse, dores pelo corpo, redução de olfato, entre outros.
O vírus pode ser evitável com o uso da vacina. Dessa forma, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação este ano em todo o Brasil. A vacina utilizada será a trivalente, a qual apresenta três tipos de cepa de vírus em combinação.
Na quarta-feira (27), foi divulgado que a cidade de Curitiba recebeu um total de 143 mil doses, estando disponível a partir de segunda-feira (1/4) em 103 unidades de saúde para públicos convocados conforme as diretrizes compartilhadas.
O público-alvo do Ministério da Saúde são principalmente crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias) e trabalhadores de saúde.
Professores do ensino básico e superior, indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e trabalhadores portuários, também serão vistos como prioridade.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina da gripe pode ser tomada em conjunto com outras vacinas, como, por exemplo, a da Covid. E solicita que todos fiquem atentos às orientações necessárias e evitem se vacinar no centro da cidade, onde existe um acúmulo maior de pessoas.
q.b.l.m.