A premiação “Orgulho da Terra 2023” está de volta para reconhecer e celebrar práticas agrícolas exemplares, agora com a inclusão especial da cultura da erva-mate. O prêmio, que ressalta a importância das boas práticas nos pilares social, ambiental e econômico, anuncia a abertura das inscrições para agricultores, produtores e entusiastas que desejam compartilhar suas iniciativas de destaque.
A iniciativa é entre o Grupo Ric, IDR-Paraná e Sistema Ocepar e celebra avanços ambientais, sociais e econômicos na agricultura do estado. Este ano, o Prêmio Orgulho da Terra abrange um leque diversificado de categorias, visando reconhecer os esforços e impactos positivos no âmbito rural. As principais categorias são: erva mate, aves, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, café, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão, tecnologia e turismo rural.
As indicações terminam no dia 9 de setembro, com 58 nomes, que serão os homenageados das 17 categorias e o prêmio Destaque Técnico Orgulho da Terra. O comitê que fará as escolhas são formados por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep), entre os dias 19 e 29 de setembro.