Temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na última terça-feira (16), deixou 1,1 milhão de imóveis sem energia. A chuva ainda deixou um morto e dez pessoas feridas. A Região Sul segue em alerta e tem perigo para fortes tempestades nessa quarta-feira, segundo Inmet. A região metropolitana de Porto Alegre também sofreu com alagamentos, ventos fortes e quedas de árvores.
A Defesa Civil Gaúcha emitiu um comunicado e pediu para que a população evite sair de casa ao longo dessa quarta-feira (17), principalmente pelos transtornos causados pelas quedas de árvores e placas que interditaram vias importantes. Segundo a Climatempo, a cidade teve rajadas de vento de 89 km/h próximo ao aeroporto. E em Canela, na região serrana, os ventos chegaram a 102 km/h.
Em nota, a RGE pediu para que a população fique longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. Em casos como esses, os clientes devem “acionar imediatamente a RGE e o Corpo de Bombeiros e aguardar o atendimento.” Agora, a principal preocupação é com a possibilidade de falta de água. Das seis estações de captação de água, cinco estão desligadas e, das 23 casas de bombeamento, 11 estão sem energia.