A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira (2), que o Rio Grande do Sul está em estado de calamidade pública. A expectativa era de que o Guaíba tenha alcançado um total de 5 metros até sexta-feira (3). De acordo com informações divulgadas, as regiões mais prejudicadas são a Barra do Ribeiro, Guaíba, Eldorado do Sul e as ilhas do Guaíba.
Uma abundância de pessoas está em situação preocupante na capital gaúcha. Dessa forma, diversos voluntários e instituições estão divulgando iniciativas para ajudar aqueles que perderam suas casas e pertences. Muitas estão sendo mantidas em abrigos, com recursos levantados pela própria população por meio de doação de mantimentos, roupas e dinheiro.
Conforme a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 304 pessoas estão acolhidas em abrigos temporários. Um total de 31 serviços de saúde foram fortemente impactados pela chuva, além de instituições de ensino que estão temporariamente fechadas. Aproximadamente 60 pessoas estão desaparecidas, enquanto 29 pessoas não resistiram e vieram a óbito.