A prefeitura de Veneza anunciou medidas para frear ondas de turistas na cidade. A partir do próximo dia 1º de junho, o número máximo de membros de um grupo de turistas poderá ser de apenas 25 pessoas. É a primeira vez, na recente história, que uma cidade anuncia tantos recursos para tentar impedir a invasão de turistas. A medida foi decretada por resolução da Câmara Municipal.
Com base na decisão, não será mais permitido que os turistas utilizem megafones pelas ruas de Veneza, fazendo com que os guias contem as histórias em voz alta ou por meios de sistemas de som fechado, como fones de ouvido. Além disso, as autoridades municipais irão começar a cobrar uma taxa de 5 euros pela entrada das pessoas que desejam visitar a cidade, mas o valor corresponde apenas por um dia de visita.
Não é a primeira vez que as autoridades locais tentam aplicar uma taxa regulatória. Em 2019, o Conselho aprovou a mudança, mas com a chegada da pandemia da Covid-19, em 2020, a quarentena acabou sendo decretada na cidade. Agora, a ideia é garantir o equilíbrio entre as necessidades dos habitantes, tanto os moradores como os trabalhadores, e visitantes.