Os parlamentares da oposição do Governo Lula (PT) dizem que estão estudando a possibilidade de enviar uma comitiva à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), em Washington, nos Estados Unidos, para denunciar o que eles consideram ser “excessos” por parte do STF (Supremo Tribunal Federal). A ideia surgiu após as operações da Polícia Federal, na última quinta-feira (8).
A PF investiga uma possível tentativa de golpe de Estado que pretendia manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder. Todas as medidas para as ações de busca e apreensão da PF foram autorizadas pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das milícias digitais. Os parlamentares do PF estão consultando colegas para calcular quantos integrantes a comitiva pode atrair.
Segundo um integrante do partido, a viagem aos EUA seria uma possibilidade, já que “aqui não há instância acima do STF”. Além disso, essa não é a primeira tentativa de aliados de Jair Bolsonaro de denunciar perante uma entidade internacional o que eles consideram excessos por parte do Judiciário brasileiro. Em julho de 2023, eles entregaram ao representante do Brasil na ONU, uma denúncia falando das prisões pelos atos golpistas de 8 de janeiro.






