O Governo Lula anunciou na última quarta-feira (10) apoio à denúncia da África do Sul à Corte Internacional de Justiça da ONU. A denúncia irá apurar a acusação de que Israel cometeu um genocídio contra o povo palestino em Gaza. A decisão foi anunciada após reunião com o Embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben. A ação foi apresentada ao tribunal, conhecido como Corte de Haia, no último dia 29.
Em nota, o governo brasileiro disse que “À luz das flagrantes violações ao direito internacional humanitário, o presidente manifestou seu apoio à iniciativa da África do Sul de acionar a Corte Internacional de Justiça para determinar que Israel cesse imediatamente todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados”.
O documento divulgado pelo país africano acusa o Estado judeu de não cumprir com a Convenção Internacional contra o Genocídio e aponta sobre as práticas de: matar membros de um determinado grupo nacional, étnico, racial ou religioso; causar danos físicos ou mentais graves a eles; infligir a essas pessoas condições de vida que destruam sua capacidade de sobrevivência; impedir sua proliferação e transferir crianças para outro local de forma forçada.
s.f.f.a.j.