Geiza Macedo sempre trabalhou na área de telecomunicações, mas tinha um sonho antigo de se envolver com o mundo da moda e da beleza. Foi assim que ela decidiu se tornar consultora de imagem e estilo, uma profissão que une sua paixão pelo autoconhecimento e autocuidado com sua habilidade de ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes e felizes com sua aparência.
“Sempre fui uma apaixonada por tudo que envolve a beleza, autoconhecimento e autocuidado. Por gostar de acompanhar as tendências e o mundo fashion, cogitei cursar moda, mas tinha uma visão e ideia de que esse era um mercado muito limitado e que não seria fácil ingressar nele”, conta ela.
Formada em Recursos Humanos, atuou por anos como consultora em uma empresa de telecomunicações, mas nunca deixou de lado seu interesse pela estética. “Por sempre estar atualizada com o mundo da beleza, acabava sendo procurada por amigos e familiares para ajudar em looks, corte, cor de cabelos, estilo, cuidados, e por aí vai. Fui vendo como eu estava influenciando até as amigas menos interessadas no assunto”, diz.
Foi então que a profissional decidiu investir em sua formação como consultora de imagem e estilo, fazendo diversos cursos e começando a colocar em prática seus conhecimentos. “Então veio a pandemia e eu me vi trabalhando mais de 12 horas para a empresa, e sabia que o mercado sofreria alguma consequência com aquele cenário. E foi aí que decidi investir em algo que eu realmente gostasse e que pudesse ajudar as pessoas de alguma forma e querendo ou não, mais um fonte de renda, visto que no mundo corporativo somos apenas números”, explica.
Ela conciliou por dois anos seu emprego formal com a consultoria de imagem e estilo, até que em fevereiro de 2023 foi demitida da empresa onde trabalhava. Mas isso não foi um problema para ela, que já estava se preparando para se dedicar integralmente à sua nova carreira. “Como já estava me programando para pedir demissão em julho de 2023 e me preparei para isso, não fiquei chateada ou fui pega de surpresa com a demissão. Desde então, passei a atuar apenas com a consultoria de imagem e estilo e está sendo maravilhoso”, afirma.
Na sua profissão, a especialista aborda tudo que envolve a imagem pessoal, como coloração pessoal, análise de estilo e biotipo, visagismo, detox de armário, personal shopper, montagem de looks, montagem de malas e também atende empresas. Mas ela vai além das roupas ou dos cabelos. “Eu digo que meu trabalho não é sobre moda ou tendências, mas sim sobre pessoas. Gosto de ouvir cada uma das minhas clientes atentamente, entender suas dores, medos e desejos”, revela.
Um dos maiores desafios na sua área de atuação é quebrar a ideia de que serviço de consultoria é para rico ou que precisa ter muito dinheiro para se vestir bem. Ela também enfrenta a resistência de algumas pessoas que ainda não se deram conta da importância da imagem. “A imagem é o nosso cartão de visitas. Ela comunica quem somos, o que queremos e como nos sentimos. Ela pode abrir ou fechar portas. Por isso é tão importante cuidar dela com carinho e respeito”, defende.
Para o futuro, ela tem planos de expandir seu negócio e alcançar mais pessoas com seu trabalho. Ela está desenvolvendo um projeto que é um passo a passo para qualquer pessoa descobrir seu estilo, biotipo e conseguir colocar em prática para alcançar a imagem desejada. Ela também pretende abrir algumas turmas de curso de formação para quem quiser se tornar consultor de imagem.
Se voceê deseja conhecer um pouco mãos sobre o mundo da moda e da beleza, siga Macedo em sua rede social @geizamacedo_