A programação cultural do Estado tem diversas atividades que prometem movimentar a cidade, oferecendo eventos para todas as idades e públicos, com foco em literatura, artes visuais, fotografia e inclusão. Os equipamentos administrados pelo Governo do Estado oferecem inúmeras opções.
O Teatro Guaíra recebe o icônico Lulu Santos, que promete uma viagem nostálgica pelos seus maiores sucessos. Já no Guairinha, a comédia “Moulin Drag” apresenta um intenso caso de amor entre Rubens Christian, um jovem poeta king e Satine Profunda, a drag queen estrela do famoso cabaré.
A agenda celebra a diversidade artística e promove encontros acessíveis. Para quem busca interações inclusivas, a Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná promove o “Encontro de Eficientes”, reunindo pessoas cegas e com baixa visão para um espaço de acolhimento e debate.
O Museu Oscar Niemeyer também se destaca com a oficina “Aquarelando” para neurodivergentes e uma visita especial para pessoas com deficiência visual. No museu também é o último fim de semana da exposição “Extravagâncias”, da portuguesa Joana Vasconcelos.
Confira a programação completa:
Jornal Cândido – A 154ª edição do periódico on-line está disponível, com uma reportagem especial de Marianna Camargo sobre o jornalismo em quadrinhos, prática que utiliza a dinâmica dos desenhos para promover novas formas de contar histórias, aprimorando a capacidade de apuração, estruturação e publicação de reportagens e outros materiais jornalísticos.
A publicação também traz uma crônica de Carlitos Marinho sobre sua conversa e visita a Edival Perrini, poeta e psicanalista curitibano; um artigo sobre Teixeira e SouSa, autor de O Filho do Pescador (1843), considerado o primeiro romance brasileiro; e um ensaio fotográfico de Melvin Quaresma, que propõe uma reflexão sobre autoria em autorretratos, além de outros conteúdos inéditos. Acesse em bpp.pr.gov.br/Candido.
Ler Junto – Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, às 18h30, com leitura guiada do professor Guilherme Shibata e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 30, é “Talpa”, de Juan Rulfo, no Auditório da BPP.
Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia. Coordenada pela escritora Lilia Souza, o evento acontece no Coworking, com capacidade para 40 pessoas. A atividade é aberta para todas as idades, sem necessidade de inscrição. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação, com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. O próximo encontro acontece no dia 3.
Lançamento do livro “Acidentes Radiológicos” – É nesta sexta-feira (27), às 17h, no auditório da Biblioteca, com uma apresentação de slides e um bate-papo sobre o tema com Paola da Costa Rosa, autora do livro, pesquisadora e divulgadora científica.
3ª Mostra Literatura Paraná – Nesta sexta-feira (27), das 9h30 às 13h, o auditório da BPP recebe, por meio do projeto de incentivo à leitura e valorização da literatura paranaense, crianças e jovens dos bairros Vila Torres, Parolin e CIC para o último dia das apresentações. Eles terão a oportunidade de participar de um bate-papo com a escritora Jaqueline Conte e das atividades de contação de histórias com Ailén Roberto e Erick Herculano. O evento, que iniciou dia 24, é aberto ao público geral.
Encontro de Eficientes – Uma vez por mês, a Seção Braille promove encontros para pessoas cegas ou com baixa visão, familiares e amigos. O evento foi criado para proporcionar um espaço de acolhimento e debates sobre temas de interesse da turma presente no dia. O próximo encontro acontece nesta sexta-feira (27), das 14h às 17h, com capacidade máxima de 25 pessoas, na sala Coworking da Biblioteca.
Exposição fotográfica – A partir do dia 1º de outubro, a exposição fotográfica com registros dos quatro vencedores do 2º Concurso Fotográfico de Corpus Christi, promovido pela Arquidiocese de Curitiba, estará em exibição em biombos no hall térreo. A mostra vai permanecer até o dia 15 de outubro e pode ser visitada durante o horário de funcionamento da BPP.
Seminário de fotografia – “Retina Eletrônica”, evento de imersão no mundo da fotografia, acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro, com mostra de trabalhos e palestras dos seis artistas: João Debs, Ricardo Pozzo, Daniel Caron, Larissa Adamowski, Nicole Lima e Lina Faria. O evento será no auditório, das 17h às 19h30.
Seção Infantil
Cine Pipoca – Evento realizado uma vez por mês pela Seção Infantil da Biblioteca. O filme selecionado para setembro, que será exibido nesta sexta-feira (27), é “O Gigante de Ferro” (1996), dirigido por Brad Bird. O evento é aberto ao público e acontece das 14h30 às 16h, no Auditório da BPP.
Hora do Conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h.
Contação de Histórias – Com Thaísa Camargo, formada em Letras, artesã e autora do livro infantil “Juju e seu amigo Sr. Wolf”. É no próximo sábado, dia 28, às 11h.
Sábado Lúdico – Encontro para ensino de RPG e jogos de tabuleiro para iniciantes de 6 a 12 anos. Os eventos acontecem dois sábados por mês no aquário do Multimeios, em frente à Gibiteca, das 10h às 12h. O próximo será no dia 28.
Leitura Amiga – Leitura de livros por crianças visitantes para os animais adestrados da ONG Cão Amigo, com coordenação da escritora Célia Cris. No sábado (28), às 10h. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
Seção Braille
Exposição de Livros e Histórias em Libras – A Seção Braille promove em seu espaço a exposição desses materiais, que fazem parte do acervo. O evento marca o Dia Nacional do Surdo, em 26 de setembro e, por isso, a exposição se estenderá até o último dia do mês.
Curso de orientação e mobilidade – Nesta sexta-feira (27), das 8h30 às 17h30, na sala de reuniões, a Seção Braille promove um evento exclusivo para professores e pedagogos sobre o ensino de técnicas de acessibilidade para a locomoção diária de pessoas com deficiência visual, com a participação da oficineira e professora Lilian Merege Biglia.
Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.
“Quando Se Escuta Com os Olhos” – Classificação: Livre – Média-metragem
“Surdocegueira: O Sentido do Mundo Pelo Tato” – Classificação: Livre – Média-metragem
“Ensaio Sobre a Cegueira” – Classificação: +16 – Longa-metragem
O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.
Laboratório de Criação: Grudolagem – A artista Izadora Figueiredo convida o público a explorar sua própria relação com a composição e recomposição de imagens. A partir da técnica de colagem as atividades serão divididas em três oficinas que ocorrerão nos dias 3, 10 e 17 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h, na Sala 9 do MAC no MON.
A participação é gratuita e destinada a maiores de 18 anos, mediante inscrição antecipada por meio deste formulário. A inscrição também garante entrada gratuita no MAC no MON.
Brasilidade e cor – Nesta sexta (27), das 10h às 11h30, a artista Cecifrance Aquino, convidada a expor na Sala Rotativa do Museu Alfredo Andersen com a mostra “Segredo da Cor”, realiza uma visita mediada. Suas pinturas carregadas de significados dialogam com o passado e presente, expondo questões racistas e xenofóbicas ainda presentes no cotidiano em pinturas cheias de brasilidade e cor. O evento reúne os interessados em um bate-papo sobre o processo e produção das obras de Cecifrance. Entrada livre e gratuita.
Música – Na quarta (2), às 18h, a noite musical do projeto semanal Tons Vizinhos – parceria entre MIS-PR e Unespar – traz uma Jam Session. Ou seja, o palco estará aberto para músicos e entusiastas da música se apresentarem em uma sessão de improviso. Entrada livre e gratuita.
Exposição – Em exibição até domingo (29), a exposição “Imagens do MIS: Diálogos Com o Tempo” é composta de imagens reproduzidas das coleções de fotografia do museu. Seu período remonta entre 1910 e 1980. O preto e branco não é uma escolha, é proposta dada pelas próprias imagens e pelos objetos que as reproduziram, chamando para uma imersão temporal: um diálogo com o tempo. Foi pensada de modo a incluir pessoas com baixa ou nenhuma visão, tendo todas as imagens um QR code com a audiodescrição.
Oficina infantojuvenil – Nas quartas e sextas-feiras de outubro, o projeto “Oficina História com as Mãos”, iniciativa voltada para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, envolverá a disciplina de História de maneira divertida e criativa, por meio da prática da encadernação artesanal. As oficinas são gratuitas e possuem intérprete de Libras. Para participar é preciso se inscrever por meio deste formulário e escolher uma das cinco turmas disponíveis, cada uma com a duração de dois encontros.
No primeiro encontro, os participantes ouvirão sobre lendas paranaenses, noções de história, fonte e documento, e vão refletir sobre sua própria história. O segundo será uma troca de experiências, a partir da inserção no ambiente do museu. A primeira turma tem o início previsto para quarta-feira (2), das 14h às 17h.
Para crianças – No domingo (29), entre 11h e 15h, o MUPA terá a atividade educativa “A árvore museu”, voltada para o público infantil de 6 a 12 anos. As crianças terão um desenho interativo para colorir, com informações sobre peças do acervo. A partir disso, elas podem fazer um percurso investigativo pelas exposições do museu, motivadas a procurar por obras que tenham relação com as árvores. A ação é gratuita e não necessita inscrição.
Últimos dias – A exposição “Extravagâncias”, de Joana Vasconcelos, pode ser vista até este domingo (29), em exibição na rampa, túnel, Espaço Araucária, Torre, Olho e Parcão do museu. Com curadoria de Marc Pottier, a mostra apresenta texturas e tecidos confeccionados à mão na maior exposição individual da artista portuguesa no Brasil proporciona ao público uma imersão nas suas obras grandiosas.
MON para Todos – No sábado (28), das 10h às 12h, o museu promove uma visita dedicada às pessoas cegas ou de baixa visão. Elas serão apresentadas as obras do Pátio das Esculturas do MON e participarão de uma oficina sensorial com argila, texturas e formas. Inscrições AQUI.
Aquarela para neurodivergentes – No sábado (28), das 15h às 17h, o museu convida pessoas com mais de 16 anos, autistas ou neurodivergentes, para a oficina Aquarelando, com a artista visual Clara Viana. A aquarela é um material de liberdade que deve ser usado como expressão pessoal e artística. Inscrições disponíveis neste link.
Já no domingo (29), das 15h às 17h, Viana segue com a oficina Aquarelando no MON, mas desta vez para o público autistas ou neurodivergente infantil, de 8 a 12 anos, acompanhadas de um adulto. Inscrições disponíveis neste link.
MON para Todos – No sábado (28), das 10h às 12h, o museu promove uma visita dedicada às pessoas cegas ou de baixa visão. Elas serão apresentadas as obras do Pátio das Esculturas do MON e participarão de uma oficina sensorial com argila, texturas e formas. Inscrições AQUI.
Reciclagem – A atividade do Laboratório de Experiências do mês de outubro tem a temática “Papel reciclado”. A oficina explora as descobertas da produção de papel reciclado e está marcada para quarta (2), com duas sessões: às 10h30 e às 14h30. A segunda sessão do dia conta com intérprete de Libras. A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.
Guairão
Lulu Santos – O show faz uma verdadeira viagem pela ilustre discografia de Lulu Santos, tocando desde os hits iniciais que ajudaram a consolidar seu nome na indústria musical brasileira, bem como as novas canções. No setlist tem “Tempos Modernos”, “Esse Brilho em Seu Olhar”, “Tão Bem”, “Lei da Selva”, “Adivinha o quê”, “Como Uma Onda”, “Certas Coisas”, “De repente Califórnia”, “Um Certo Alguém”, “Tudo Azul” e outros sucessos. A apresentação será sábado (28), às 21h15. Ingressos disponíveis no Disk Ingressos.
Orquestra Sinfônica do Paraná – Série Ouro: ciclo das 4 sinfonias de Brahms – Domingo (29) às 10h30 a Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta o último concerto da série dedicada às quatro sinfonias de Brahms, combinadas com composições de outros grandes compositores românticos. O maestro Roberto Tibiriçá vai reger a obra do compositor Hekel Tavares que será executada pelo pianista brasileiro Cristian Budu, que venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça. O concerto será no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos estão à venda pelos valores de R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) no site DeuBalada e na bilheteria do Teatro Guaíra.
Guairinha
“Moulin Drag” – Ambientada no Largo da Desordem, a peça conta a história do intenso caso de amor entre Rubens Christian, um jovem poeta king e Satine Profunda, a drag queen estrela do famoso cabaré. As apresentações acontecem sábado (28) e domingo (29), às 20h. Ingressos via Deu Balada.
Mini auditório
“Phantasmagoria” – Em um universo steampunk de metal e engrenagens, “Phantasmagoria” é uma válvula de escape de uma realidade sombria. Em um mundo devastado pela Morte Escarlate, uma peste que assola os povos, a trupe Phantasmagoria emerge como um oásis de maravilhas e horrores, viajando por terras arrasadas, com uma fusão única de aberrações bizarras, danças que desafiam a gravidade e uma galeria de bonecos grotescos e encantadores.
As apresentações acontecem de sexta (27) até domingo (29), sendo que a estreia da peça na sexta acontece às 20h, nos outros dias os espetáculos acontecem às 16h30 e às 20h. Entrada gratuita.
José Maria Santos
“Algo pasa aqui” – A peça acompanha o encontro de dois rapazes, um brasileiro e um venezuelano, em uma sacada em Valparaíso, no Chile. O brasileiro está de férias, enquanto o venezuelano mudou-se para o país. O pano de fundo desse romance é o contexto das manifestações de rua que marcaram diversos países latino-americanos no ano de 2019, tendo o epicentro do conflito precisamente nas cidades chilenas de Santiago e Valparaíso.
As apresentações ocorrem de sexta (27) a domingo (29). Sexta e sábado às 20h, domingo às 19h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do local uma hora antes de cada sessão.
Cinema na Praça
Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do Interior do Paraná que não possuem salas de exibição.
A última sessão do projeto em 2024 ocorre na cidade de Presidente Castelo Branco, nesta sexta (27), na Praça das Palmeiras. Às 19h está marcada a exibição de “As Aventuras do Avião Vermelho”, e às 21h “O Palhaço”.
ENDEREÇOS
Museu do Expedicionário
R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468 / 3350-4448
Museu Paranaense (MUPA)
Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba
(41) 3304-3300
Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba
(41) 3232-9113
Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba
(41) 3221-4951
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba
(41) 3222-8262
Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3323-5328 / 3222-5172
Sala Adalice Araújo
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba
Canal da Música – Grande Auditório
Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba
(41) 3331-7579
Casa Gomm
Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel
Centro Cultural Teatro Guaíra
Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba
Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba
Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.