A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está comemorando seu 170º aniversário com uma exposição inédita no Arquivo Público do Paraná. A mostra “Raízes Paranaenses – Celebrando 170 anos da Polícia Militar” foi aberta nesta segunda-feira (29) e estará disponível até sexta-feira (2) na sede do Arquivo Público, em Curitiba. A exposição apresenta documentos históricos, veículos antigos, uniformes e itens de memorabilia da corporação.
Entre os itens em exibição estão a lei que criou a Companhia de Força Policial, precursora da PMPR, e a máscara mortuária de Zacarias de Góis e Vasconcelos, o primeiro governador da Província do Paraná. Também estão expostos veículos históricos, como um fusca e uma caravan, além de armamentos antigos e a bandeira do Brasil que cobriu o caixão do coronel João Gualberto.
A mostra faz parte do projeto “Raízes Paranaenses”, que inclui exposições físicas e publicações online sobre a história do Paraná. O secretário estadual da Administração e Previdência, Claudio Stabile, e a diretora do Arquivo Público, Kássia Cavalari Basso, destacaram a importância de preservar e divulgar a história da PMPR e de mostrar a evolução da corporação ao público.
O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e o comandante do 1º Comando Regional da PMPR, tenente-coronel Sérgio Augusto Silva. A exposição visa educar o público jovem sobre a importância histórica da PMPR e reforçar a conexão entre a corporação e a história do Paraná.