Vanessa Cintra é artesã e designer de produtos personalizados para casamentos, na cidade de Franca, no interior de São Paulo. O município é conhecido como a ‘terra do calçado’, o que influenciou Vanessa desde criança a gostar da produção artesanal.
“A minha mãe era pespontadeira, que é quem costura sapatos na cidade de Franca. O meu pai era cortador de sapatos também. Na época era um trabalho artesanal, porque tudo era feito de forma manual, e eu sempre ajudei com a minha mãe na produção quando eu era jovem, e enquanto ajudava, aprendia e tomava gosto pelo artesanato”, conta.
Ela se formou em Administração de Empresas e em seguida fez um mestrado em Engenharia de Produção, para dar aulas no ensino técnico e superior.
“Eu acredito muito no poder que a educação tem de transformar as pessoas, de trazer uma qualidade de vida, e é por isso que eu luto todos os dias pela educação, já há 14 anos atuando como professora”, declara.
O artesanato entrou na sua vida como trabalho de fato de maneira totalmente despretensiosa.
“Eu fiz o terço para o meu casamento. Eu queria um terço e eu não conseguia encontrar um modelo do jeito que eu queria e como eu gostava muito de artesanato eu decidi fazer o meu terço”, lembra.
O terço do seu casamento fez sucesso, e ela começou a produzir para amigas próximas. Foi aí que a profissional viu uma oportunidade de mercado e decidiu começar a vender profissionalmente. Hoje ela trabalha com uma grande variedade de produtos, como broche de lapela, medalha e terço, tudo feito de maneira personalizada, folhados a ouro e prata e pedras de cristal Swarovski.
Hoje ela concilia o trabalho de professora, artesã e empreendedora no digital, onde ela ensina os seus conhecimentos sobre gestão para outras mulheres. O seu papel no digital é ajudar mães artesãs a criarem as suas empresas e entenderem sobre gestão financeira, processos de uma empresa, identidade visual, construção de marca, e vendas.
“Eu tenho hoje o curso ‘Artesania de Mãe’, com o foco nessas artesãs, que é uma formação em empreendedorismo, onde eu ensino todas as etapas para se criar uma empresa”, explica.
O segundo projeto será lançado na próxima semana. O ‘Finanças para Artesãs’ vai ensinar de forma prática e direta sobre finanças gerenciar um Ateliê, e terá como foco a realidade que essas mulheres vivem, com base em todo o aprendizado prático que Vanessa adquiriu com os anos de carreira no artesanato.
“Normalmente a artesã começa a empreender de forma muito intuitiva porque ela já sabe fazer o artesanato, mas sem muito conhecimento sobre gestão, e às vezes ela paga para trabalhar, pois muitas vezes ela começa a vender mas não sabe precificar corretamente, não sabe como organizar o seu processo de produção para entregar nas datas, não tem conhecimentos sobre como construir uma marca, e por conta dessa falta de conhecimento, ela acaba procrastinando as tarefas do ateliê, a organização financeira.
E foi pensando nisso, e em todos os desafios que eu já enfrentei nesse tempo empreendendo é que eu criei essas soluções para auxiliar essas artesãs a criarem e crescerem como o seu negócio de artesanato”, afirma
A profissional declara que o artesanato é mais que um trabalho, é uma função que exerce por amor. “Eu sou artesã porque eu gosto, funciona como uma terapia também, algo que eu me realizo muito fazendo, e com isso consigo fazer uma renda que me ajuda a trazer uma qualidade de vida melhor pra mim e pra minha família. E eu quero que muitas mães também possam vivenciar essa realidade de ter renda com o seu artesanato e poder dar uma condição melhor para sua família. Esse é o meu maior propósito quando comecei com os cursos online: transformar artesãs em empreendedoras, que tenham conhecimento de gestão e realmente construam uma empresa próspera e lucrativa com seu artesanato”, finaliza.
Não deixe de conhecer o trabalho e o artesanato de Cintra em @atelie.vanessacintra e @prof.vanessacintra.