O governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, nesta quarta-feira (23), a desapropriação do terreno do Estádio Pinheirão, zona leste de Curitiba, para a construção de um novo Centro de Convenções. Esta iniciativa visa colocar o Paraná na rota de grandes eventos internacionais, reforçando o potencial turístico e econômico do estado.
A decisão é considerada um legado importante para os paranaenses nos próximos anos considerando que o antigo estádio do Paraná Clube não é mais utilizado. O novo Centro de Convenções se somará a outros projetos significativos, como o Museu Pompidou, em Foz do Iguaçu, e a Fábrica de Ideias, em Curitiba.
Segundo o governador, a obra não apenas revitalizará a área do antigo estádio, que estava sem uso há 17 anos, mas também transformará os bairros vizinhos, como Tarumã e Capão da Imbuia, além do município de Pinhais, vizinho ao bairro do estádio.
Após a desapropriação e a elaboração do projeto inicial, a próxima etapa incluirá a criação do projeto de engenharia para a construção da nova estrutura, que poderá ser realizada através de concessões ou parcerias público-privadas, opções que estão sendo estudadas pelas autoridades.
O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, via Paraná Projetos, prevê um investimento superior a R$ 1 bilhão, transformando o antigo Estádio do Pinheirão em um grande ativo para o Paraná.
A revitalização da área promete impulsionar não apenas o turismo, mas também o comércio e a economia local, criando oportunidades para a população e estabelecendo Curitiba como um destino atrativo para eventos de grande porte.