As primeiras doses da vacina contra a dengue foram entregues ao Brasil no último sábado (20). Segundo o Ministério da Saúde, foram 750 mil doses e que, em primeiro momento, a prioridade será a vacinação de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. No total, serão 5,2 milhões de imunizantes da farmacêutica Takeda, mas todos serão entregues em etapas.
As doses da vacina serão aplicadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A pasta ainda reforçou que, por conta do número limitado de unidades recebidas, foram estabelecidos critérios para a vacinação, assim como aconteceu na campanha de vacinação contra a Covid-19. Por isso, foram levadas em conta as regiões com alta transmissão e a faixa etária com maior número de hospitalizações.
O Ministério da Saúde também confirmou que adquiriu todas os 5,2 milhões de doses do imunizante Qdenga, fornecidos pela farmacêutica Takeda. O primeiro lote de doses da vacina foram disponibilizados sem custos ao governo brasileiro e as demais doses serão entregues por etapas até o mês de novembro. Essa ação acontece após o grande crescimento no número de casos pela doença no país, no início deste ano.