O presidente Lula anunciou na última terça-feira (23), que irá isentar a cobrança do Imposto de Renda para trabalhadores que recebam até dois salários mínimos. A tabela terá novo ajuste para reacomodar as pessoas que recebem cerca de R$ 2.824,00 em 2024. Com isso, pessoas que recebem até R$ 5 mil também estarão isentas do IR, até o final de seu mandato.
Até 2023, as pessoas que recebiam até dois salários mínimos continuavam isentas do Imposto de Renda, mas com o aumento do piso salarial no início de 2024 e a não atualização da faixa de isenção, essas pessoas precisaram começar a pagar o imposto. Lula comentou que o seu compromisso é de chegar ao fim do meu mandato com isenção para todas as pessoas que ganham até 5 mil reais.
O presidente ainda declarou que “resolvemos desonerar as pessoas que ganhavam até 2,6 mil reais. Com o reajuste do salário mínimo, as pessoas que ganham dois mínimos parecem que vão voltar a pagar Impostos de Renda, mas não vão, porque nós vamos fazer as mudanças agora para que quem ganhe até dois mínimos não pague Imposto de Renda”.