Mais de 90 deputados já assinaram o pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT). Desses, 33 são de partidos da base do governo. A decisão foi tomada após a grande repercussão da fala do presidente, após comparar as mortes da Faixa de Gaza ao Holocausto. Para os deputados, a declaração polêmica é considerada crime de responsabilidade. Eles classificaram a fala como “ato de hostilidade contra nação estrangeira”.
Segundo a lista enviada pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), são 33 apoiadores de partidos-base do governo: dois do PSD, quatro do republicano, três do MDB, 12 do PP e 12 do União Brasil. O Governo de Israel também repiduou a fala e declarou o presidente brasileiro como “persona non grata” até que ele retire o que disse e peça desculpas ao povo israelense.
Após o ocorrido, os deputados marcaram uma coletiva de imprensa para a terça-feira, às 17h30, no Salão Verde da Câmara dos Deputados. No evento, estarão presentes os parlamentares que irão protocolar o pedido de impeachment contra o presidente Lula. Agora, todos aguardam quais serão os próximos passos e que fim irá levar toda essa movimentação no setor político do país.