A cidade de Curitiba deu um importante passo em direção à valorização da cultura afro-brasileira ao batizar um novo espaço público como o Parque da África, o parque foi projetado para celebrar e promover a história, as tradições e as contribuições dos povos africanos e afrodescendentes à cultura brasileira.
O Parque da África continua em construção, a infraestrutura do espaço vai contar com jardins, esculturas, murais e instalações que representam símbolos da cultura africana e afro-brasileira, além de áreas para eventos culturais.
A iniciativa de criar o Parque da África reflete um compromisso da cidade com a inclusão e o reconhecimento da diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, em uma parceria entre a prefeitura e três vereadores, Giorgia Prates, Tico Kuzmann e Herivelton Oliveira.
O parque também pretende ser um centro de aprendizado e reflexão sobre a história da escravidão, o racismo e a contribuição fundamental dos afro-brasileiros no desenvolvimento do país.
A expectativa é que o local se torne um ponto de referência para o estudo e a celebração da cultura afro, atraindo tanto moradores quanto turistas interessados em conhecer mais sobre essa rica herança cultural.
A ideia de criação do Parque da África em Curitiba é um marco na luta por igualdade e respeito à diversidade, oferecendo à cidade um espaço que une lazer e educação com um propósito social, ampliando o diálogo sobre as questões raciais e culturais no Brasil.