O mundo dos cosméticos anda sempre se atualizando conforme a sociedade evolui. E é sobre isso que a influencer digital e revendedora da Natura, Maju Camilios comentou ao ser entrevistada para o site Maite Brusman. Perguntada sobre como os jovens somam ao mercado, ela destaca que a geração mais nova se preocupa com o cuidado de uma forma geral, como, por exemplo, o cuidado com o meio ambiente, aceitação de si mesmo, entre outras abordagens. E é aí que os cosméticos contribuem, pois ele remodela a maneira de se aceitar, se amar, se cuidar. Pois em outras épocas, os cosméticos era visto como uma beleza padrão e atualmente difere, pois se acredita em algo mais natural, buscando a especificidade de cada pessoa.
O constante uso das redes sociais (Instagram, tiktok, entre outras) exige dos influencers a serem persistentes e buscarem conteúdos que possam agradar ao público. Nesse sentido, ao falar especificamente da Natura, Maju comenta que a empresa investe e se preocupa em trazer tais conteúdos para serem usados em abordagens nas redes. “Eles trazem um briefing do que querem que seja postado e isso ajuda, pois já tem referência, imagem, explicações dos produtos”, ressalta.
A utilização das redes sociais através dos influencers, incentiva as pessoas a comprar certas coisas, pois ativa os mais, variado, gatilhos, como os da aprovação social. Nesse gatilho, o (a) digital influncer mostra que alguém já utilizou tal produto e consegue expor o resultado, permitindo assim que outras pessoas que desejam a mesma resposta se identifiquem com a experiência. Além disso, o público mais jovem é mais suscetível a comprar itens pela internet do que se deslocar até uma loja ou estabelecimento físico. Isso faz com que as vendas cresçam, pois a pessoa pesquisou sobre a sua necessidade, encontrou uma solução e imediatamente já faz a compra do item.
Quem é Maju Camilios
Maju Camilios é uma jovem de 20 anos que estuda administração na UFPR e é consultora da Natura há 2 anos. Ela resolveu entrar nesse mercado por se encantar como a forma que a empresa trata seus colaboradores, preocupação com a qualidade dos produtos, preocupação com o meio ambiente. Ela iniciou o empreendedorismo na área de cosméticos após se conectar com a marca via LinkeDin e desde então faz vídeos e posts sobre os itens que a marca vende (não somente nessa plataforma, é claro). Nessa caminhada com a empresa, ela chegou a ir três vezes no programa “Domingão com Huck” da Rede Globo para representar as redes de consultores e falar sobre as campanhas da Natura. Essa presença no programa global permitiu a ela uma projeção maior na empresa, como, por exemplo, atuar em ações de marketing em eventos, como Rock’ in Rio.
Luís Gustavo Oliveira