Clissia Sá Pinto é formada em História e Estetacosmetologa, porém nunca atuou em nenhuma das duas áreas. Hoje ela está a poucos passos de realizar o seu grande sonho, ser psicóloga. A sua história é cheia de inspiração e constância. Ela é uma mulher determinada que sabendo o que quer, não desistiu dos seus objetivos.
“A psicologia sempre foi um sonho na minha vida. Entendo que os sonhos existem para serem realizados, mas vale lembrar que por trás deles passamos por tantos momentos como angústias, medos, alegrias, noites em claro, choro, frio, chuva e muitas incertezas. Fácil? Não é, mas seguir persistindo por esse sonho sempre foi a minha escolha”, declara.
Foram oito anos entre o dia que ela precisou parar o curso até a sua retomada. Clissia deu início a graduação no ano de 2011, e devido a questões pessoais, precisou dar uma pausa nas aulas para reorganizar a sua vida, e esperar o momento certo de retornar. Esse momento aconteceu em 2019, quando ela teve a possibilidade de voltar a sua graduação, e hoje está chegando ao fim dela.
Apesar de ainda não estar formada, o seu amor pela psicologia é claro. Ela carrega dentro de si o propósito de levar ao máximo de pessoas, os benefícios do “poder propulsor e transformador da psicologia”.
Ela explica que a sua profissão tem como finalidade na prática buscar ajudar o paciente a encontrar o seu próprio equilíbrio entre os seus momentos de ansiedade, insegurança e autoconfiança. Tem como foco promover melhor qualidade de vida, assim auxiliando e ajudando a desenvolver mudanças nas emoções, pensamentos e comportamentos que estejam trazendo qualquer tipo de sofrimento ou dano na vida do paciente, sempre reforçando sua autorresponsabilidade e autoconfiança.
Apesar de amar o seu propósito, ela também reconhece que a profissão tem seus desafios. Para ela, o pensamento de que terapia é para doido, ou que é dinheiro jogado fora, são pensamentos comuns que devem ser combatidos dia após dia.
Apesar da sua jornada com a profissão ainda não ter começado, ela já tem planos para se especializar em Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC, que é uma abordagem colaborativa, objetiva, e prática, focada na solução de problemas, além disso, é uma prática baseada em evidências. Seu desejo é se tornar uma profissional de alta performance e poder ajudar quem busca na terapia o auxílio para lidar com suas dores.
Conheca um pouco mais sobre o trabalho dessa entusiasta da abordagem cognitivo Comportamental e Neurociência em @psico.clissia