A história da Claudia Teston, de 27 anos, é cheia de superações. Ela nasceu e cresceu em Cianorte, região noroeste do estado do Paraná. Desde criança, passou por inúmeros desafios e aprendeu a conviver com diversas dificuldades em sua família.
Aos 7 anos de idade, ganhou um irmãozinho, mas teve que morar com a avó para que os pais cuidassem do bebê que estava doente. Um tempo depois, seu irmão faleceu, impactando diretamente em um quadro difícil e doloroso de depressão em sua mãe. A mãe de Claudia, alguns anos mais tarde, teve câncer e também faleceu.
Sua história de vida contribuiu para que ela se tornasse uma mulher forte, mas também que tivesse sensibilidade para lidar com as adversidades, inclusive sendo uma pessoa com muita fé. Ela passou por um período com depressão, mesmo em uma época em que o assunto de saúde mental ainda era considerado um tabu. “Até os meus 15 anos eu vivi na escuridão”, explica Claudia.
Ela passou por tudo isso e, anos depois, enfrentou um câncer. Apesar de ter passado por todo o processo de tratamento – como radioterapia, quimioterapia -, ela confessa que não se lembra muito bem deste período. “Eu sempre soube que seria curada porque eu sabia que isso era uma conta que eu tinha plantado e agora eu estava colhendo. Estava colhendo com outros olhos, pois não estava mais sozinha. Eu tinha a convicção que Deus era tudo que ela tinha. Foi mais fácil e mais leve, nunca tive medo de morrer”, detalha ela. Depois de curada, Claudia engravidou, mesmo em um cenário em que os médicos não acreditavam nesta possibilidade.
Vida profissional – o interessante é que, ao falar sobre si mesma, Claudia vai logo explicando que não consegue separar o lado pessoal do profissional. Atualmente, ela trabalha na empresa da família, tem sua própria joalheria e também atua no Instagram.
Ela começou a trabalhar na empresa da família aos 15 anos, no setor de agronegócio. Apesar de desenvolver uma importante função de administração das propriedades arrendadas para a produção e plantio, ela vivia na pele o machismo de ser mulher e atuar nessa área. Aos poucos, foi aprendendo a lidar com isso e tinha o anseio de ser respeitada como profissional.
Claudia tinha muita vontade de participar do reality show “O Aprendiz”, um programa liderado por Roberto Justus e exibido na Band TV até 2019. Ao se inscrever e não ser selecionada, ela percebeu que os participantes divulgavam muito do seu trabalho nas redes sociais e foi aí que compreendeu a importância de postar mais do que “fotos bonitas” no Instagram.
Um dos marcos em sua vida profissional também foi a participação em um podcast “PodMais”. Na ocasião, ela percebeu que as participantes vendiam e divulgavam seus produtos e serviços, mas que ela – atuando no setor agro – não se sentia à vontade para divulgar seu trabalho.
Foi assim que nasceu a vontade de ter seu próprio negócio. Ela criou uma joalheria, a Azluz, como um teste de vendas no período do Natal. Como o negócio deu certo, hoje é um de seus trabalhos de destaque na área profissional.
Apesar de todo sucesso, Claudia gosta de deixar claro que não tem mais o desejo de ser “multifunção”. Mesmo reconhecendo a importância das multi tarefas que desempenha na vida, ela acredita que é importante saber fazer pausas.
“O meu grande sonho hoje é trabalhar muito menos, pra poder cuidar mais da minha filha e ter mais um filho. Viver nesse ritmo frenético não é legal”, destaca Claudia.
Além disso, ela também acredita que é importante destacar que as mulheres podem sim desempenhar a maternidade, que isso não é um problema.
“Nós mulheres fomos doutrinadas pela sociedade de que ter filho era ruim, penoso. E hoje só piorou. Ter a minha filha foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Eu fui doutrinada a não ser mãe, eu não queria ser mãe. Assim como estão doutrinando nossas meninas a serem super profissionais, não necessariamente ter uma família”, pontua.
Claudia Teston acredita que ser mulher é ser forte, mas também é ser doce. É poder ser uma super profissional, mas também uma mega mulher, mãe e esposa. “A gente tem que ser aquilo que traz paz”, finaliza.
Você vai adorar conhecer mais sobre a história de vida de Teston a seguindo em sua rede social, aproveite e conheça a sua marca de joias, @claidiateston
Aline D’avila