O mercado náutico brasileiro tem testemunhado crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado pelo desenvolvimento da indústria, pelo potencial climático e pelas vias navegáveis do país e as mulheres estão desempenhando um papel cada vez maior nesta transformação. Considerado por décadas um ambiente majoritariamente masculino, a participação feminina em empresas ligadas à indústria náutica está se tornando mais inclusiva e diversificada. Este fato foi observado entre os expositores da última edição do Rio Boat Show, que abriu o calendário de eventos náuticos da América Latina com a presença dos principais players do mercado. Aliás, características comuns entre as mulheres líderes do setor presentes no boat show foram a paixão pela náutica e o comprometimento.
Há 13 anos, a catarinense Débora Felipe, diretora de Marketing e Comunicação do estaleiro Sessa Marine no Brasil, deu seus primeiros passos na indústria náutica. O sucesso de seu trabalho, junto à equipe, foi recentemente demonstrado durante o Rio Boat Show, com a exposição inédita da coleção completa de embarcações de luxo da marca Sessa e o anúncio da expansão da empresa para outros mercados. “Do ponto de vista de participação feminina em cargos de liderança na náutica, o mercado ainda se mantém predominantemente masculino e desafiador. Mas acredito na náutica e gostaria de ver mais mulheres participando ativamente e se apoiando neste universo tão fascinante”, comenta. “Conhecemos diversos relatos ao redor do mundo sobre mulheres que ainda precisam demonstrar e provar mais seus valores para alcançar cargos que condizem com a própria qualificação”, complementa.
Para a gaúcha Michelle Boschetti, coordenadora de Marketing da italiana Azimut Yachts, marca de alto luxo com filial produtiva no Brasil e que foi mais um destaque do Rio Boat Show, entrar em um cargo de liderança no mundo náutico foi apenas o começo de muitas descobertas. “A representatividade feminina no mundo náutico está conquistando cada vez mais o seu espaço. Apesar de ser um mundo com muita força masculina, também é um espaço que tem recebido as mulheres. Assim como eu vim de um setor totalmente diferente, outras mulheres também podem vir. O desafio maior está dentro de cada um, em superar os próprios medos”, ressalta Michelle.
No comando da empresa que importa e comercializa veleiros franceses de alto padrão estão as amantes da náutica Luciana Vianna e Cecília Avena. As diretoras da Aloha Náutica representam com exclusividade no Brasil os catamarãs Excess e os monocascos Beneteau, ambos do Grupo Beneteau, que este ano completa 140 anos, comemorados em um estande que surpreendeu os visitantes do Rio Boat Show 2024: “Acreditamos que, com a crescente visibilidade da náutica no Brasil, a presença feminina terá cada vez melhor posicionamento. O Rio Boat Show, por exemplo, é um forte disseminador deste universo, a maior vitrine do segmento na América Latina”, relata Cecília.
Elizabeth Moura, diretora Administrativa da NX Boats, estaleiro brasileiro que trouxe uma série de novidades ao boat show, destacou que o olhar feminino, detalhista e perspicaz das mulheres tanto na produção quanto na decisão de compra de uma embarcação faz a diferença na indústria. Além disso, a empresária compartilha a história inspiradora da NX Boats, que hoje é um dos principais fabricantes do setor. “Meu filho sempre foi apaixonado por náutica, com isso surgiu a ideia de abrir um estaleiro como sócio. Nunca imaginei que em apenas uma década teríamos a proporção que temos hoje. Começamos com apenas 13 funcionários em um galpão alugado, e agora contamos com 580 funcionários em um galpão próprio. Hoje, o que era um sonho dele, agora é um sonho meu, do meu marido e dos meus outros filhos”, conta Elizabeth. “Eu fico muito feliz por existirem mulheres inseridas nesse meio, tanto na produção quanto em cargos administrativos. Nós, na empresa, contamos com a participação feminina em diversos setores. Sem dúvida, este olhar feminino na náutica é especial. É um mercado apaixonante, acredito que a mulher precisa ser mais inserida neste mundo, tanto como usuária quanto como profissional”, finaliza.
Arianna Schreiber, head de marketing na Volvo Penta, uma das marcas líderes no mercado global de motores marítimos com participação de destaque no Rio Boat Show, é mais um exemplo. “Nos últimos anos, observamos mulheres ocupando posições de liderança e destaque em estaleiros e marinas, atuando nas mais diferentes frentes como comercial, marketing, engenharia, design de embarcações, etc. Ainda assim, sabemos que temos um caminho a percorrer. Conhecer o mercado, construir conexões e trazer soluções ainda não exploradas fazem parte dessa mudança que a força feminina pode impulsionar no segmento náutico”, enfatiza Arianna.
Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica, por meio da Boat Show Eventos, empresa responsável pelos maiores eventos náuticos da América Latina, com experiência e atuação em empresas e marcas globais, tem contribuído de maneira significativa para o crescimento e expansão dos boat shows no Brasil ao trazer cenários atrativos a expositores e visitantes para a geração de negócios. “Tenho imenso orgulho de dizer que o Grupo Náutica como um todo, graças à visão da presidência e ao trabalho de toda a nossa equipe, está em franco crescimento, especialmente por priorizar o relacionamento com cada um de nossos clientes e um atendimento muito personalizado. Assim, podemos entender e transportar aos eventos suas principais necessidades, além, é claro, de trazer novidades constantes e atrativos aos visitantes. Entre os exemplos, integrar arte e sustentabilidade por meio da campanha assinada por Ziraldo no Rio Boat Show, além da promoção de encontros exclusivos durante o boat show, como foi o caso da “premier”, e fortalecer tradicionais atrações como o Desfile de Barcos e palestras do Náutica Talks nos mostraram que estamos no caminho certo e que a equidade e união de esforços fazem toda a diferença. Porém, sabemos que o setor náutico é ainda predominantemente masculino, mas penso que a presença das mulheres também tem se intensificado, especialmente com a desmistificação do setor, tornando o mercado mais aberto e acessível a todos. E esse é um dos propósitos da Boat Show”, destaca.