O Governo Federal brasileiro anunciou na última segunda-feira (22), um novo plano voltado para o desenvolvimento na política industrial. Batizado com o nome de Nova Indústria Brasil, o pacote inclui o valor de 300 bilhões de reais em financiamentos com foco, na maioria, nos projetos em pesquisa e inovação. O projeto pretende apresentar melhorias na área que já possam ser visualizadas até 2026.
Além disso, o pacote do governo abrange volumes bilionários em financiamentos, reduções de impostos e outros incentivos. A ideia é estimular os investimentos, modernizações, digitalização e exportações do setor. Porém, pretendem também estimular a transição para uma economia verde, visando maneiras de contribuir de forma positiva com o meio ambiente.
Os recursos do chamado Nova Indústria Brasil, cujo objetivo é trazer um novo plano para os próximos dez anos, serão abastecidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), além da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).