Fabiana Moura é escritora, professora, palestrante e idealizadora do curso O Feminismo é para Todo Mundo. Por 14 anos trabalhou como professora no município de Poções, na Bahia, se especializou em Direitos Humanos e Democracia e fez mestrado em Educação Científica e formação de professores.
Ela é a irmã mais velha de três filhas de uma casal de artesão, não alfabetizado, trabalhador autônomo, e uma feirante, mulher negra, trabalhadora que não conseguiu concluir o ensino fundamental.
Entre as suas experiências profissionais que mais lhe marcaram, ela relembra o dia 18 de outubro de 2022, data que lançou a sua primeira obra literária, o livro ‘Em Estado de Poesia’, pela editora Nocego.
Sempre comprometida com a educação, atuou no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O seu envolvimento com grupos de pesquisa e a sua participação nas Residências de Aprendizagem Criativas com o projeto Minas na Ciência, que tinha o objetivo de incentivar alunos a trilharem carreira científica resultaram no projeto de pesquisa do seu doutorado.
“O objetivo era investigar a trajetória de pesquisadoras autodeclaradas negras na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e problematizar as questões de gênero e raça e seus entraves na carreira das cientistas”, explica.
Hoje a pesquisadora trabalha para desmistificar o feminismo, por meio do seu curso O Feminismo é para Todo Mundo, onde ela responde questões que envolvem a história dos movimentos femininos e reflete conceitos como amorosidade, sororidade, e a importância dos homens como aliados na luta contra o machismo e as violências patriarcais.
O conteúdo do curso está pautado nas teorias de bell hooks, que é considerada uma das mais importantes intelectuais da atualidade. Ela foi autora de mais de trinta livros e numerosos artigos acadêmicos. Além disso, atuou como professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense.
Fabiana Moura destaca a importância do conhecimento sobre o feminismo. “É uma questão que cada vez mais está presente em concursos públicos”. Além disso, a especialista alerta sobre o valor do debate social sobre o tema. “É para todos. Hoje, uma em cada dez mulheres no mundo é vítima de violência”, alerta.
Conheça um pouco mais e perto essa professora escritora em estado de poesia, @fabiana.moura