Se você é mulher, com certeza já ouviu alguém falando de você e fazendo apontamentos sobre sua vida e como deve agir, mas como as mulheres são retratadas, principalmente em filmes, vem mudando cada vez mais. Filmes como Poor Things e Barbie mostram suas personagens em busca de novas experiências e cansadas de terem que seguir regras, segundo o que são determinadas por homens.
O que esses dois filmes têm em comum? Trazem uma mensagem revolucionária e mostram uma nova representação de jovens mulheres na tela, dando um novo significado ao modelo de “boneca” no mundo cinematográfico. Já que, na realidade, as meninas precisam lidar com um cenário social e político cada vez mais brutal e, em inúmeras ocasiões, acabam não sendo ouvidas.
Em uma sociedade onde o patriarcado ainda predomina, é importante a mensagem que produtos culturais como esses passam e reforçam a relevância sobre meninas e mulheres lutarem a favor da igualdade de gênero, violência contra à mulher e todos os direitos que lhes foram anulados. Fazendo com que estejam comprometidas em construir uma sociedade à sua imagem e semelhança.