Nesta terça-feira (18/6), Curitiba deu um passo significativo em direção à sustentabilidade e à emissão zero de carbono. O prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel lançaram o início dos testes com caminhões elétricos para a coleta de resíduos sólidos e para a coleta seletiva, no programa Lixo que Não é Lixo. A apresentação dos veículos aconteceu no Horto Municipal de Guabirotuba, marcando um avanço importante na gestão ambiental da cidade.
A Prefeitura de Curitiba vai testar dois caminhões elétricos em seu serviço de coleta. Um deles, equipado com uma caçamba coletora de resíduos de 15m3 da Volvo, será utilizado na coleta de resíduos sólidos. O outro caminhão, com um baú de coleta seletiva de 23m3 da empresa JAC Motors, será dedicado ao programa Lixo que Não é Lixo. Esses testes visam avaliar a eficiência e a viabilidade do uso de veículos elétricos em serviços municipais, contribuindo para a redução das emissões de carbono.
Durante o evento, Rafael Greca destacou a importância dessa iniciativa para a cidade. “Esse ato de demonstração dos caminhões para os testes mostra à população que Curitiba pensa na sustentabilidade para o futuro. Estes testes vão durar três meses para que no futuro a cidade tenha uma rede de caminhões elétricos. Essa demonstração aqui no Horto do Guabirotuba, onde são produzidas as flores que embelezam a cidade, mostra como a eletromobilidade é sustentável”, disse o prefeito.
q.a.a.m.