Renata Carvalho é especializada em transtornos alimentares. Formada pela FUMEC em BH, ela também fez especialização em Neuropsicologia pela USP e Aprimoramento em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM (Hospital das Clínicas de SP). Depois de 5 anos atuando na área de psicologia clínica, Renata fundou a clínica Renata Carvalho, que se diferencia das demais clínicas pelo atendimento especializado em transtornos alimentares e pela utilização de métodos de terapia cognitivo comportamental (TCC) e terapia comportamental dialética (DBT), reconhecidos mundialmente como padrão-ouro no tratamento desses transtornos.
A clínica Renata Carvalho oferece tratamento multidisciplinar, com psicologia e nutrição. “Tenho uma equipe especializada em transtornos alimentares e atualizada em relação aos estudos na área, o que garante aos pacientes as mais efetivas ferramentas e abordagens. Nosso objetivo é ajudar o paciente a normalizar o padrão alimentar e diminuir a insatisfação corporal, buscando uma vida mais saudável e feliz.”.
Os transtornos alimentares são doenças graves com alto índice de mortalidade, que geram grande sofrimento e trazem consequências para a saúde física e mental do paciente. Renata conta que sua missão é combater essas doenças tão destrutivas e tirar o paciente do risco de morte, ajudando-o a reconstruir cada esfera da sua vida: “A psicoterapia ajuda o paciente a assimilar e superar traumas e abusos, a regular suas emoções, a ter comportamentos que o levem para mais próximo de seus objetivos e metas de vida, a construir relacionamentos saudáveis, a (re)construir sua autoestima, a aumentar sua qualidade de vida, a lidar com desafios na vida profissional e financeira, e tantas outras demandas que possam aparecer”.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos alimentares afetam cerca de 4% da população global, sendo mais comuns em mulheres jovens. No Brasil, não há dados precisos sobre a prevalência da doença, mas estima-se que ela afete cerca de 4 milhões de pessoas no país.
Renata explica que os transtornos alimentares têm causa multifatorial: “Fatores genéticos, traumas emocionais, ambiente e traços de personalidade podem contribuir para o desenvolvimento de um transtorno alimentar. Ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos podem aparecer como comorbidade. Além disso, transtornos alimentares trazem consequências emocionais, como baixa autoestima, retraimento e isolamento social. Por isso é tão importante que o tratamento seja feito de forma multidisciplinar, incluindo no mínimo um psicólogo, um nutricionista e um psiquiatra, para tratar tanto os aspectos físicos quanto os emocionais da doença”.
Infelizmente, o estigma em torno dos transtornos alimentares ainda é grande, o que muitas vezes leva a um diagnóstico tardio e a um tratamento inadequado. Por isso, é importante que mais profissionais de saúde se especializem no tratamento de transtornos alimentares, como a clínica Renata Carvalho, para oferecer um atendimento mais qualificado e efetivo aos pacientes.
A clínica Renata Carvalho se destaca nesse cenário, oferecendo um tratamento diferenciado e efetivo para pacientes com transtornos alimentares, utilizando técnicas reconhecidas mundialmente como padrão ouro no tratamento da doença.
Conheça mais sobre a Carvalho e a clínica pelo instagram, @renata_neuropsicologa