Beatriz Andrade é uma psicóloga afrocentrada e mentora de carreira em São Paulo. Ela atua ajudando pessoas negras na construção do autoconhecimento. Sua carreira na psicologia começou com uma inquietude de ingressar na área e trabalhar com psicologia organizacional, que é focada no comportamento humano dentro das empresas.
Sua carreira começou após ser aprovada em uma vaga de estágio na área de recursos humanos em um banco de investimentos tradicional, e desde então ela ganhou cada vez mais espaço e reconhecimento no seu espaço de atuação. Andrade recebeu novos convites de trabalho em outras empresas, o que acarretou desafios cada vez maiores.
Além de muito focada no trabalho, Beatriz Andrade também não parou de estudar, buscando sempre aprimorar seus conhecimentos, se tornando especialista em diversidade nas organizações, pós-graduada em direitos humanos, responsabilidade social e cidadania global, e em psicologia e desenvolvimento infantil, mentora de carreira e pesquisadora das relações étnico-raciais.
“Nada vem fácil, principalmente quando falamos de uma mulher negra, mas, é importante ressaltar que eu precisei acreditar muito em mim, no meu trabalho, para que as pessoas acreditassem também. Me aprofundei no autoconhecimento, pesquisei sobre as áreas que eu queria atuar e como fazer para chegar lá, não dei ouvidos a pessoas que não me impulsionaram e claro, tive apoio de pessoas muito especiais na minha vida”, ressalta a profissional.
Após dedicar muitos anos à psicologia organizacional, a profissional passou a ter novos desejos. “Pensava em fazer a transição de carreira para a clínica, meu sonho havia mudado e eu buscava mais tempo de qualidade de vida e ajudar as pessoas de outra forma, foi quando eu comecei a atender meus pacientes em paralelo ao RH”.
Para Beatriz, a psicologia sempre foi mais do que apenas a sua profissão. Ela escolheu esta área por amor ao próximo e porque acredita que assim poderá usar os seus conhecimentos para entender o comportamento humano e encontrar a solução para o sofrimento alheio. “Eu sempre quis ajudar as pessoas de alguma forma, sempre estou envolvida em projetos de voluntariado. Mas, a psicologia me mostra como as pessoas agem e por que e assim, posso conseguir ajudá-las da melhor maneira possível”, afirma.
Além do consultório, a profissional atua no âmbito social, sendo voluntária em um coletivo que busca colocar a diversidade e inclusão em pauta e ação. Também exerce a atividade de mentora voluntária de jovens de 16 a 23 anos, auxiliando no propósito de carreira. Sua pretensão para o futuro é alavancar o seu projeto de mentoria de carreira, com o objetivo de auxiliar pessoas que queiram fazer a transição de carreira e não sabem como e nem por onde começar, paralelo a isso, pretende continuar na área de pós-graduação, visando uma carreira acadêmica em breve.
Siga Andrade em sua rede social, Instagram @eupsicologabeatriz
Nicole Bek