Ex-presidente tenta voltar ao poder após perder as eleições de 2020
O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato ao retorno, Donald Trump, voltou a fazer uma polêmica declaração na quarta-feira (16) durante um evento com eleitores latinos em Miami no sul dos Estados Unidos.
Trump repetiu a alegação falsa de que imigrantes, estão comendo animais de estimação. A acusação, que ganhou força nas últimas semanas, tem como alvo principalmente imigrantes haitianos na região. Segundo Trump, esses imigrantes estariam roubando os pets dos moradores locais ou capturando animais selvagens de parques para consumir.
Essa afirmação faz parte de uma série de comentários inflamados que Trump tem feito a respeito da imigração ilegal, apostando em uma retórica cada vez mais agressiva. O candidato fez a alegação pela primeira vez em um debate com a candidata Kamala Harris, e foi desmentido ao vivo pela emissora que comandou o debate.
Nas últimas semanas, ele ampliou essa falsa narrativa, que rapidamente se espalhou nas redes sociais, principalmente como piada entre tutores de animais de estimação. Uma trend nas redes com a fala do candidato viralizou.
A questão da imigração ilegal é uma das principais bandeiras de Trump e uma preocupação central entre os eleitores republicanos. Pesquisas recentes indicam que o tema continua sendo de grande relevância para o público conservador, e Trump parece estar apostando em uma abordagem ainda mais dura para fortalecer seu apoio nesse segmento do eleitorado.
Entretanto, as declarações controversas sobre os imigrantes têm gerado reações negativas entre críticos, que as consideram incendiárias e racistas. A base de apoio da candidata Kamala Harris tem diversidade de pessoas e pensamentos.
Foto: Reprodução