A passagem do Furacão Milton pela Flórida, na noite da última quarta-feira (9), resultou em quatro mortes e causou destruição generalizada no estado. Segundo autoridades locais, a tempestade causada pelo furacão provocou inundações e deixou mais de 3 milhões de imóveis sem energia.
Milton atingiu a Flórida com força devastadora, trazendo ventos intensos e chuvas torrenciais, que alagaram ruas e rodovias, interromperam serviços essenciais. O impacto da tempestade foi sentido por toda a região, com a infraestrutura local gravemente afetada.
Apesar da gravidade da situação, o furacão começou a perder força ao longo da madrugada, à medida que avança pelo interior da Flórida em direção ao Oceano Atlântico.
Na manhã desta quinta-feira, o olho da tempestade já havia começado a deixar o estado, e as previsões meteorológicas indicam que Milton deve continuar a enfraquecer, tornando-se uma tormenta tropical. No entanto, as autoridades continuam em alerta devido à possibilidade de novos ventos fortes e mais inundações.
O furacão que inicialmente estava na categoria 5, chegou na Flórida na categoria 3, mas sua força fez com que cidades fossem evacuadas, como Tampa, cidade em que a prefeita Jane Castor disse anteriormente que quem não evacuasse iria morrer.
O evento serve como mais um lembrete do poder destrutivo dos furacões e da importância da preparação e resposta rápida das equipes de resgate para proteger a população. As investigações sobre os danos e o trabalho de recuperação estão em andamento, enquanto os moradores tentam lidar com as consequências da tempestade.
Henrique Mourão