Segundo dados do Censo Demográfico, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta sexta-feira (2), 18 municípios brasileiros possuem mais domicílios do que habitantes. Um exemplo disso é a cidade de Arroio do Sal, localizada na região gaúcha, com cerca de 11,1 mil habitantes e 7.800 domicílios a mais do que residentes. Porém, a cidade possui a tendência de aumento da população durante o verão e a temporada de férias.
Ainda segundo o Censo, esse fenômeno se estende por outras 17 cidades brasileiras. Isso aconteceu após o levantamento, onde cada coordenada geográfica representa um endereço visitado pelos agentes responsáveis pelo recenseamento, podendo ser um domicílio, estabelecimento comercial, de saúde ou de educação, entre outros. Os dados foram reproduzidos com base na referência de 31 de julho de 2022.
É possível observar essa tendência sobre locais com mais domicílios do que habitantes em outras cidades turísticas, como Matinhos (PR), Mangaratiba (RJ), Ilha Comprida (SP), Saubara (BA) e Ilha de Itamaracá (PE). O Rio Grande do Sul concentra 7 das 18 cidades que aparecem na lista, mas a maioria se encontra no litoral norte do estado gaúcho.






