Em entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (29), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, manifestou seu apoio para que Jair Bolsonaro (PL) seja o candidato da direita nas eleições presidenciais de 2026. Zema elogiou o ex-presidente, afirmando que ele foi fundamental para o ressurgimento da direita no Brasil. “O ideal seria que Bolsonaro representasse a direita na disputa. Ele é quem resgatou a direita no Brasil”, disse o governador, mesmo com Bolsonaro atualmente inelegível devido a condenações.
Zema também abordou a possibilidade de Bolsonaro voltar a ser elegível, sugerindo que mudanças na situação política são sempre possíveis. O governador comparou a situação com outros casos de “descondenações” no país, como o do presidente Lula, cujas condenações anteriores foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal. Zema expressou a esperança de que Bolsonaro possa ter uma chance de se candidatar novamente, destacando que o cenário político brasileiro é dinâmico e em constante evolução.
Além de seu apoio a Bolsonaro, Zema revelou suas próprias ambições para as eleições de 2026, onde pretende participar ativamente da campanha. Ele não descartou a possibilidade de se candidatar à presidência, mas também considerou a opção de ser vice. “Meu objetivo é contribuir para um país melhor, seja como apoiador ou candidato”, declarou Zema, que já está se preparando para o próximo ciclo eleitoral e buscando o apoio de outros governadores de centro-direita.