Samara Ribeiro é Neuropsicóloga, Analista do Comportamento, Terapeuta Cognitiva Comportamental, Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Ludopedagoga e especialista em Atendimento Educacional Especializado e Inclusão. Ela é filha de um militar que faleceu quando ainda era criança e uma advogada por formação, que nunca exerceu a sua profissão pois precisava cuidar dos três filhos. Ribeiro viveu uma infância de dificuldades, após a perda do pai, quando teve que mudar da sua cidade natal, Rio de Janeiro, para o Ceará, cidade natal de sua mãe.
Desde cedo Samara batalhou pelo que queria. No ensino médio criou uma rifa para conseguir o dinheiro dos livros que precisava para estudar. Seu sonho de criança era ser médica, por uma influência do seu pai, que tinha o sonho de ver a filha de jaleco branco. Apesar disso, ela decidiu na adolescência que queria ser jornalista.
Para conquistar a vaga no curso ela saiu de Russas, cidade que morava com sua família, e viajou 162 km até a capital do Ceará, Fortaleza, para fazer o vestibular. Um esforço em vão, já que apesar de ter sido aprovada, sua mãe não tinha como mantê-la na capital.
A pedagogia entrou na sua vida por meio do convite de uma amiga que lhe chamou para fazer o vestibular na cidade vizinha, Limoeiro Norte, no Ceará . E apesar de não ser os seus planos para a Pedagogia, aceitou fazer o vestibular, passou e iniciou o curso.
“No primeiro dia de aula a professora perguntou o porquê eu estava ali, e eu respondi que era porque eu não tinha outra opção”. No fim do primeiro semestre sua percepção sobre o curso já havia mudado completamente. “A professora refez a pergunta e eu disse que eu estava apaixonada pelo curso e meu pensamento agora era ser psicóloga”. Isso no ano de 2003, que foi quando iniciou o curso.
Assim que finalizou o curso em 2007, ela logo deu início aos estudos em psicopedagogia na UECE na cidade de Fortaleza. Após se formar em 2009, ela passou no concurso de professor substituto para Universidade Estadual do Ceará onde cursou a Licenciatura de Pedagogia em Limoeiro do Norte – FAFIDAM e começou a ministrar aulas. Os alunos vendo seu conhecimento e suas potencialidades começaram a sugerir que ela começasse a atender. E logo foi procurada por uma mãe para atendimento do seu filho que não sabia ler. Sua maior dificuldade era a falta de condições para montar um consultório de atendimento.
“Eu fui pagar uma conta no centro de Fortaleza e fui pensando em como eu iria fazer para atender, eu não tenho condição, não tenho dinheiro. Aí veio uma mulher da igreja pentecostal, que eu nunca tinha visto na vida e me disse para parar de medo e fazer o que Deus estava me mandando. Isso me deu força e coragem para iniciar os atendimentos”.
A profissional conseguiu um local para atender com uma fonoaudiologia que até então ela não conhecia, que lhe deu três meses para conseguir pacientes e começar a pagar o aluguel da sala. “Iniciei os atendimentos com apenas: um lápis triangular, caneta, borracha e um pacote de chamequinho.”
Aos poucos o consultório começou a ser cada vez mais procurado. A profissional continuou estudando e aprofundando seus conhecimentos para atender com excelência seus pacientes. Em 2014 concluiu o curso de pós-graduação em Neuropsicologia. Em 2015 concluiu o curso de Especialização em Autismo (TEA) e Transtornos do Neurodesenvolvimento. Nunca parou de estudar, atualmente possui mais de oito pós-graduações e ainda continua estudando. Hoje já atendeu e ajudou mais de duas mil pessoas , entre crianças, adolescentes e adultos e idosos.
“Posso dizer que sou mãe de dois meninos, esposa, empreendedora, nunca parei de correr atrás, minha fé é meu guia, meu esposo é meu tudo, é quem me ajuda, me escuta e sonha junto comigo. Hoje eu devo a Deus tudo o que eu tenho e cumpro o propósito do Senhor na minha vida”, declara ela.
Hoje ela tem o Centro Integrado de Atendimento Neuropsicológico e Especialidades (CIANE), na cidade de Tabuleiro do Norte – Ceará. Um espaço com atendimento para crianças, adolescentes, Adultos e Idosos, dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como também dentro dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, com diversos especialistas como fonoaudiólogo, psicomotricista, psicóloga, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, neuropsicopedagogo, nutricionista e fisioterapeuta.
A especialista divide seu tempo entre a cidade de Tabuleiro do Norte, Fortaleza e Russas, cidade onde passou boa parte da sua vida e pretende investir em uma nova clínica. “Em Russas eu tenho doze pacientes, e uma fila de espera de 18 pacientes, então pode ser que aconteça alguma coisa diferente e dê certo”, diz.
Seus conhecimentos também foram transformados em livros. Hoje ela tem o Analisando o Autismo, lançado em janeiro deste ano pela Booktoy editora e Cartas EOCA, instrumento digital disponível na Hotmart,e o terceiro que está para ser lançado pela WAK Editora, do Rio de Janeiro.
Há e sabe aquele sonho da psicologia lá atrás, basicamente que nasceu em 2003? Se concluiu neste ano de 2023, após 20 anos ela está a espera do seu sonhado diploma em Bacharel em Psicologia. “Quando você tem Fé, não desiste e corre atrás, tudo acontece. Pode ser que demore, mas acontece. Lembre-se: Não é no seu tempo, é no tempo de Deus.”, diz ela.
Saiba um pouco mais sobre a carreira e o trabalho de Ribeiro, @samararibeiro_neuroterapeuta












