O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve presente nesta terça-feira (18), no Rio de Janeiro, no Energy Summit 2024. O evento, organizado em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é o principal encontro global de inovação e empreendedorismo em energia e sustentabilidade. Durante o painel “Desafios e oportunidades da inovação no Paraná”, Ratinho Junior destacou os avanços do estado na área de inovação, sustentabilidade e na nova transição energética liderada pelo Paraná.
Um dos principais focos do Paraná é o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano, aproveitando o potencial do estado na utilização de dejetos animais para a geração de energia. Sendo o maior produtor de proteína animal do país, o Paraná investe na ampliação da geração de energia renovável no campo. Programas como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) e iniciativas para melhorar a infraestrutura, facilitar o licenciamento e desonerar o setor são exemplos desses esforços.
Ratinho Junior também destacou que o Paraná foi eleito, por três anos consecutivos, o estado mais sustentável do Brasil, conforme o Ranking dos Estados. Além disso, foi duas vezes reconhecido como líder nacional em inovação e sustentabilidade pela consultoria Bright Cities. Esses reconhecimentos refletem o compromisso do Paraná em se posicionar na vanguarda da sustentabilidade e inovação no país.