Tatiana Fagundes é psicóloga, mas antes da profissional, a Tati, como é conhecida pelos mais intimos, declara seu amor incondicional a sua família. “Eu sou mãe de duas preciosidades que me injetam diariamente ânimo e razão de viver, esposa que ama viajar e se aventurar de moto na garupa do marido, mulher determinada, amiga leal, filha dedicada e enquanto profissional vivo em busca de viver do meu propósito que é: acolher e aprender sobre o sujeito e suas demandas.
Sua história profissional está atrelada ao amor por sua família e as abdicações que fez em prol desse amor. Após se formar em psicologia ela começou a dar atendimentos em uma clínica da sua cidade, São José dos Pinhais, Região de Curitiba. Além disso, continuou estudando. Fez pós graduação em Psicopedagogia e outros cursos como Programação Neurolinguística. Apesar de ter certeza que havia escolhido a profissão certa, ela precisou auxiliar seus pais na empresa da família e se afastar das atividades da sua profissão. “Me despedi da clínica e de certo modo, da Psicologia, e fui assumir os negócios da família. Confesso que foram anos de muito aprendizado, de muita dedicação, eu sou a filha única da relação entre meus pais, e me vi invertendo os papéis e sendo absorvida por responsabilidades, desejos e sonhos, que não eram meus. E lá se foram mais de dez longos anos em que me via e sentia presa em um mundo que não era meu. Cheguei ao ponto de ter crises de ansiedade e tristeza profunda por sentir como se a vida estivesse passando por mim, mas eu não estava vivendo ela, porém me faltava coragem”, conta ela.
Vivendo esse dilema, ela decidiu se dedicar aos estudos, fazendo novos cursos. Dentre eles, Coach de Emagrecimento, que abriu os seus olhos para novos meios de impactar a vida das pessoas, principalmente na modalidade online. O trabalho remoto lhe possibilitou voltar com os atendimentos clínicos e continuar à frente da empresa da família. Para se tornar uma profissional de alta performance, ela decidiu que iria fazer uma Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Nesta fase de sua vida, ela já estava tentando engravidar há dois anos, com acompanhamento médico e tratamento.
Foi no momento que menos esperava que a tão sonhada notícia chegou. “Eu descobri que estava grávida da minha princesa Adele. A felicidade foi imensa, indescritível mas também o medo e o luto de “perder” tudo que ainda nem havia conquistado profissionalmente, confesso que me pegou de jeito. Continuei a Pós até perto de ganhar a pequena, tranquei o curso e depois que ela nasceu não teve jeito, a maternidade me tomou por completa, visceral e emocionalmente. Aquele serzinho, pedaço de mim, teve minha atenção 200% e assim o sonho de retorno à Psicologia foi adiado mais uma vez”, lembra ela. Seu segundo filho, Anthony, veio poucos anos depois. Foram anos em que Tati dedicou sua vida à maternidade. Apesar de amar o seu papel de mãe, aos 37 anos ela ainda desejava ter a sua realização profissional, “o lado profissional era justamente a peça que faltava no meu jogo da vida”.
No final de 2021 ela decidiu que era hora de ser a protagonista da sua própria história. Ela voltou aos estudos, e se desligou da empresa da família. Seu marido foi o maior incentivador deste sonho e seu apoio em todos os desafios.
Hoje ela trabalha com avaliação psicológica a pacientes de cirurgia bariátrica, com acompanhamentos de Preparo para a cirurgia, emissão de laudo, e também acompanhamento pós cirúrgico individual e por meio de Grupos de apoio. Ela também é uma das três únicas psicólogas da sua cidade credenciadas pela Polícia Federal, sendo apta a realizar avaliação psicológica para o manuseio de arma de fogo, realizando um trabalho importantíssimo e ímpar para a segurança da cidade.
Agora que a profissional enfim encontrou seu caminho, seus sonhos são cada vez maiores. “Quero me tornar referência na área, dentro da minha cidade e conquistar liberdade financeira e de tempo, com uma agenda bem estruturada”, conclui.
Conheça mais sobre o trabalho de Fagundes a seguindo em sua rede social, @psi.tatifagundes