Do mês de janeiro a mês de abril de 2024 o Paraná liderou o ranking de empregabilidade na região Sul e ocupou o terceiro lugar no ranking nacional, ficando atrás de São Paulo e Minas Gerais, registrando 47 mil novos empregados na faixa etária dos 18 a 29 anos, um avanço significativo de 45% em relação ao ano de 2023 – nesse ano foram registrados 32 mil jovens com carteira assinada no Estado, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os setores que mais empregaram jovens foram os de: serviços, indústria e da construção civil, tratando-se de saldos, 25.211, 13.210 e 3.918, respectivamente. Ainda nos novos setores empregatícios, o setor do comércio e da agropecuária criaram 3.867 e 1.180 para a faixa etária dos 18 aos 29 anos desde o início do ano.
Os novos setores contribuíram para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, criando oportunidades para aqueles que não possuem experiência registrada na carteira de trabalho, promovendo políticas que visem a juventude na área do trabalho.
Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, “Promovemos ações de empregabilidade que contam com a adesão de empregadores que têm a consciência de que o trabalhador jovem, recém-formado no ensino médio, superior ou técnico, precisa de apoio para ingressar no mercado de trabalho. E essa ajuda tem sido feita em todos os mutirões de emprego que foram realizados”.
Giulia Bueno