A 66ª edição do Grammy Awards aconteceu na noite do último domingo, dia 4, em Los Angeles. A cerimônia foi apresentada pelo quarto ano consecutivo pelo comediante e apresentador Trevor Noah. Nesta edição, o domínio feminino foi perceptível, começando com Taylor Swift que ganhou o prêmio de melhor álbum do ano com Midnight, batendo o número recorde de quatro prêmios na categoria de álbum do ano.
Além disso, Miley Cyrus e Billie Eilish também ficaram entre as vencedoras da noite. A cantora country Lainey Wilson também levou o seu troféu para casa, além da estrela pop colombiana Karol G. O evento contou com performances de SZA, Dua Lipa, Olivia Rodrigo e das próprias vencedoras Miley Cyrus e Billie Eilish. Grandes nomes também foram lembrados no In Memoriam, como Tina Turner, Sinead O’Connor e Tony Bennett.
O cantor Jay-Z também recebeu um troféu especial em memória do Dr. Dre. O artista aproveitou a oportunidade para criticar o próprio Grammy por ter diversas vezes esnobado artistas negros, referindo-se também ao último álbum de sua esposa Beyoncé, Renaissance, que não levou na categoria de álbum do ano. A noite também contou com uma reviravolta, quando o rapper Killer Mike foi preso após ganhar três estatuetas, supostamente por agressão.