Maria Lívia Gonçalves é uma mulher de 23 anos e que tem uma grande experiência como gestora de negócios alimentícios. Ela utiliza todo o seu conhecimento com negócios do ramo alimentício para ajudar outras mulheres a terem sucesso nessa área.
Sua história de vida serve como experiência e inspiração para ajudar pessoas que querem expandir seus negócios. Desde os 12 anos de idade, ela acumulava conhecimento indo trabalhar com a mãe trabalhar em um salão de beleza. “Foram 5 anos aprendendo a lidar com clientes, estoques e turistas. Essas habilidades seriam fundamentais mais tarde em minha jornada”, explica.
Em 2017, iniciou sua jornada investindo tempo e dedicação na culinária saudável, vendendo doces na cidade de 30 mil habitantes em que morava. “Foi um desafio, já que não havia muitas opções saudáveis na região e eu precisava encontrar uma maneira de produzir meus produtos com poucos recursos. Eu comecei a fazer meus doces na casa dos meus pais, mas logo percebi que precisava expandir”, conta ela.
Um ano depois, quando estava na faculdade, Maria Lívia e uma amiga decidiram vender marmitas congeladas para os colegas estudantes. A ação durou três meses, mas se tornou inviável pela logística de entregas.
Em 2020, Maria voltou a empreender com marmitas e começou tudo do zero. Por 4 meses, ela ia e voltava de uma cidade a 80 km de distância, até que conseguiu alugar um apartamento na cidade e iniciar sua vida sozinha. Ela lembra que foi um período de muitos desafios, obstáculos e noites sem dormir.
“Depois de trabalhar por 1 ano e meio em casa, minha empresa deu um grande passo e eu pude abrir uma cozinha industrial. Tive meus primeiros colaboradores e novos desafios, mas a marca já era consolidada e o faturamento aumentava cada vez mais. Em dezembro de 2021, decidi abrir uma loja física e cafeteria no melhor bairro da cidade”, explica.
Com o sucesso do seu trabalho, ela decidiu ampliar o atendimento e oferecer operações de delivery em São Paulo. A tentativa rendeu dores de cabeça novas, desafios grandes e a fez chegar ao seu limite. Diante de todos os percalços e cansaço mental excessivo, Maria Lívia decidiu que sairia de São Paulo e se mudaria para o Rio Grande do Sul, na região Sul do país.
Com sua bagagem e conhecimento, ela percebeu que poderia ajudar outras mulheres com empreendimentos no setor alimentício. “Depois de meses estudando sobre negócios, avaliando erros e acertos dentro da minha empresa que me fizeram faturar 400 mil em 2 anos, descobri meu propósito em ajudar mulheres a conquistar sua liberdade financeira através de negócios alimentícios com poucos recursos, até mesmo dentro de casa”, destaca ela.
Seu propósito é contribuir para que outras pessoas possam transformar suas vidas. “Quero ensinar e ajudar mulheres que precisam de auxílio e passam pelos mesmos desafios que eu enfrentei durante minha jornada. Quando vejo que uma aluna teve a vida transformada, saiu do CLT e tem mais tempo para a família, ou mesmo conseguiu comprar algo que desejava, eu vejo que estou no caminho certo!”, comenta.
Hoje, seu objetivo também é desenvolver estratégias e apresentar soluções para problemas enfrentados por outras mulheres. Com isso, ela ajuda negócios pequenos a crescerem, aumentando faturamento e apresentando uma boa gestão de funcionários, contribuindo para que os empreendimentos possam expandir e gerar excelentes resultados. Para o futuro, Maria Lívia decidiu criar um desafio no mês de maio mostrando como começar um negócio de marmitas congeladas do zero e faturar até 10 mil reais. A websérie será anunciada em seu perfil do Instagram e no TikTok, e poderá ser vista gratuitamente.
Conheça um pouco mais sobre Gonçalves e sua carreira em @marialiviagoncalvess.