Logo no início da sua carreira Luciana Bitercourt, já recebeu o desafio de alinhar a maternidade à vida profissional, o que não foi fácil, e acarretou alguns problemas de saúde. “Nesse momento da vida, comecei a questionar a profissão e a minha posição enquanto mulher no exercício dela. Isso me adoeceu de forma física e emocionalmente. Engordei 29kg e desenvolvi transtorno de ansiedade generalizada.”
Para ajudar na recuperação de sua saúde, ela começou a terapia, onde impactou muito sua vida para melhor e despertou a vontade de ajudar outras mulheres que sofrem com os mesmos problemas que ela passou. Por isso, há dois anos, ela concluiu a formação de pós- graduação em Terapia Transpessoal Sistêmica, e começou a fazer atendimento como psicoterapeuta.
E após 18 anos de sua primeira formação acadêmica, agora ela cursa graduação em psicologia. Sua especialização é em atendimento a crianças e mulheres que sofrem com fome emocional, ou seja, se alimentam conforme seu estado emocional, que na maioria das vezes, é descontrolado.
Nesse novo momento da sua vida profissional, Luciana está escrevendo seu primeiro livro, onde narra a relação que teve com a comida ao longo da sua infância e adolescência, por períodos pelos quais passou traumas. Seu relato também compartilhará da sua pesquisa científica, sobre a fome emocional.
Em sua cidade, Salvador, ela também promove a roda de conversa, que é um encontro exclusivo para mulheres, onde profissionais de áreas de nutrição, medicina e educadora física, abordam temas sobre os traumas e dificuldades enfrentados pelo grupo. Assim elas recebem apoio e ajuda para superar e continuar enfrentando a vida de maneira mais leve.
Luciana é inspiração para muitas mulheres, não apenas por ter vencido os obstáculos ao longo da vida, mas também, por decidir mudar de profissão e ter a sensibilidade de apoiar outras pessoas que ainda estão passando pelo processo de recuperação da sua saúde mental. Tudo isso, alinhado ao seu papel de esposa e mãe de um casal de pré-adolescentes e de um dog.
Para conhecer mais sobre trabalho de Bitercourt, acesse seu Instagram: @lucianabitercourt, na rede a profissional também dá várias dicas e aconselhamentos.