O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira, 24, a nomeação de Magda Chambriard para a presidência da estatal. A engenheira foi indicada para a função pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a demissão de Jean Paul Prates do cargo. Além de ser eleito presidente, Chambriard também passou a integrar o conselho de administração da Petrobras nesta sexta.
Magda Chambriard traz para a presidência da Petrobras sua vasta experiência no setor de energia. Ela já ocupou o cargo de diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) durante o governo Dilma Rousseff. Sua indicação é vista como uma tentativa de reforçar a governança da estatal, em um momento crucial para a empresa e o setor de energia no Brasil.
A decisão de Lula de nomear Chambriard é interpretada como um movimento estratégico para alinhar a gestão da Petrobras com os objetivos do governo. “Magda Chambriard tomou posse em ambos os cargos nesta data e passou a integrar o Conselho imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia de Acionistas para esse fim”, afirmou a Petrobras em nota.