O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou, por orientação médica, a viagem que faria à Rússia no último domingo (20/10) para participar da 16ª Cúpula dos Brics, em Kazan. O cancelamento ocorreu após o presidente sofrer um acidente doméstico em Brasília, no sábado (19/10), logo após retornar de uma viagem a São Paulo.
De acordo com o boletim médico emitido pelo hospital Sírio-Libanês, Lula sofreu um ferimento na cabeça e foi recomendado repouso para uma completa recuperação. Não foi informado que tipo de acidente ocorreu.
A Presidência da República informou que a decisão de cancelar a viagem foi tomada em respeito às orientações médicas e à necessidade de preservação da saúde do presidente, Lula completa 79 anos dia 27 de outubro.
Lula tinha compromissos importantes na cúpula, onde o Brasil estaria representado nas discussões com países emergentes que compõem o bloco, como China, Índia, África do Sul e a própria Rússia.
Apesar do imprevisto, o Brasil assumirá a presidência rotativa dos Brics em 2025, e o governo pretende concentrar suas atividades diplomáticas no primeiro semestre do ano, especialmente em função da Conferência do Clima (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro do próximo ano.
Lula segue monitorando a agenda internacional e deve retomar suas viagens oficiais após recuperação. O Planalto divulgou fotos do presidente com compromissos nacionais após o ocorrido.
Foto: Reprodução
Enrique Galvão