A Inteligência Militar da Ucrânia assumiu, no último domingo (21), a autoria pelos ataques em um terminal de gás russo. Os ataques ocorreram na região da costa do Mar Báltico e em várias instalações militares russas em Smolensk, Tula e Oryol. O incêndio no terminal de gás liquefeito operado pela Novatek, no Golfo da Finlândia, ocorreu devido ao impacto de um drone ucraniano.
O porto de Ust-Luga está localizado a 35 quilômetros da fronteira com a Estônia e a quase mil quilômetros da fronteira com a Ucrânia. Porém, na mesma região de Leningrado, foram registrados mais dois incidentes contra depósitos de petróleo na última semana e todos foram reivindicados como ataques vindos de Kiev, gerando ainda mais tensão no local.
Porém, segundo as declarações dos serviços de inteligência militar para os veículos de comunicação ucranianos, o alvo em Tula, localizada ao sul de Moscou, se tratava de uma unidade onde são fabricados os sistemas de mísseis antiaéreos no modelo Pantsir-S1. Já o ataque em Smolensk, na região oeste, tinha como alvo atingir uma fábrica aeronáutica.
q.f.f.a.m.