Fernanda Moretzsohn, uma renomada Delegada de Polícia reconhecida por seu trabalho incansável na área da segurança pública e sua atuação na luta contra a violência de gênero.
Com uma carreira sólida e uma paixão inabalável pela justiça, Fernanda tem se destacado como uma das principais autoridades no combate ao feminicídio e aos crimes contra a dignidade sexual.
Com uma história profissional marcada por conquistas e desafios, Fernanda iniciou sua carreira em 2009, ingressando nos quadros da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Após atuar como policial civil no Rio de Janeiro, ela foi aprovada no concurso para Delegado de Polícia da Polícia Civil do estado do Paraná, onde exerce o cargo até os dias atuais.
Durante sua trajetória, Fernanda atuou em diferentes delegacias e unidades especializadas, trabalhando em importantes delegacias no Rio de Janeiro. Atualmente, ela é a Delegada adjunta da Delegacia da Mulher de Curitiba e responsável pelo setor de feminicídios e crimes contra a dignidade sexual.
Além de sua atuação policial, Fernanda é reconhecida como professora de direito penal e direito processual penal, tendo ministrado aulas em cursos preparatórios para concursos públicos em diversos estados. Ela também é palestrante na área de violência de gênero e violência doméstica e familiar contra a mulher. Além disso, ela é escritora no campo jurídico,com um livro publicado sobre direito penal.
A delegada sempre foi apaixonada pelo mundo jurídico, especialmente pela área criminal. Seu envolvimento com a Delegacia durante seu estágio na Defensoria Pública do Rio de Janeiro despertou seu interesse pela área policial.
Fernanda destaca que ser Delegada de Polícia é uma tarefa gratificante, mas que não há muita rotina, nem glamour. A atuação envolve um trabalho híbrido, que inclui tanto atividades operacionais quanto trabalho em gabinete. O Delegado é responsável pela condução das investigações da polícia judiciária, sendo o presidente do inquérito policial, que servirá de base para possíveis denúncias feitas pelo Ministério Público.
“É bastante comum o trabalho do Delegado e especialmente da Delegada de Polícia ser glamourizado, até mesmo por conta da mídia, mas a realidade é de muito trabalho”, afirma ela. Um dos maiores desafios de sua área de atuação é conseguir separar a profissão e a vida pessoal. “Por vezes nos pegamos trabalhando até altas horas da noite, deixando de conviver com a família e amigos em nome do trabalho bem feito. Não podemos nos deixar afetar e nos tornarmos insensíveis ao problema do próximo por já estarmos acostumados com a violência”, ressalta a profissional.
A delegada, que todos os dias enfrenta diferentes desafios, encoraja todas as mulheres a acreditarem em seu potencial. “Não se deixem tolher por preconceitos ou por concepções pré-constituídas a respeito do papel da mulher na sociedade. Lugar de mulher é onde ela quiser estar! ”, declara Fernanda Moretzsohn.