O Estádio Olímpico Monumental, antiga casa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, completou 70 anos de história, sendo um símbolo não apenas para o clube, mas para o futebol brasileiro. Inaugurado em 1954, o estádio foi palco de grandes conquistas e momentos inesquecíveis do Grêmio.
A primeira partida oficial no seu gramado foi em 1954, um 2 a 0 sobre o Nacional do Uruguai, já a última aconteceu em 2013, em uma também vitória, dessa vez contra o Veranópolis, no Campeonato Gaúcho.
Com capacidade para mais de 50 mil torcedores, o Olímpico testemunhou jogos memoráveis, como a conquista da Copa do Brasil em 1989 e a vitória na Copa Libertadores de 1995, consolidando a fama do Grêmio como um dos clubes copeiros do país.
Em 2012, o Grêmio inaugurou a Arena do Grêmio, mas o Olímpico continua a ser um lugar de recordações afetivas para muitos torcedores. Atualmente, o estádio está em ruínas, com futuro indefinido, a implosão programada nunca aconteceu e o cenário de abandono pode ser visto ao longo de todo o gigante de concreto.
Com as enchentes que aconteceram no Rio Grande do Sul, houve uma reaproximação do povo gaúcho com o estádio, usando o local como ponto de doações. O Grêmio, ainda este ano, vai usar a sua antiga casa para a festa de aniversário do clube.
Os 70 anos do Estádio Olímpico Monumental são um tributo à história rica e à paixão dos gremistas, um legado que permanecerá vivo nas memórias de todos que tiveram o privilégio de pisar em seu gramado. O Olímpico pode não ser mais a casa do Grêmio, mas seu espírito continua a ecoar.
Henrique Mourão