O Caminho de Oz é uma criação da Coach em vida saudável e jornalista, Claudia Queiroz, onde ela oferece uma jornada de autoconhecimento, no intuito de auxiliar pessoas na faixa dos 35 anos, a se reencontrarem consigo mesmas. Ao todo são 12 passos, cada um levando a uma autorreflexão para uma transformação e crescimento. Claudia dedicou-se por muitos anos em seus estudos, em diversas áreas, até que resolveu transmitir todo seu conhecimento para quem, assim como ela, precisar de uma transformação através da autoaceitação.
Nascida e criada em Curitiba, filha de uma mãe paulista e de um pai mineiro, Queiroz teve uma criação mais aberta e acolhedora, um pouco diferente do ambiente curitibano, onde as pessoas são um pouco mais fechadas. Com uma infância complicada, devido a diversos problemas de saúde, Claudia sofreu muito bullying na escola, pois tinha uma aparência atípica – na visão das demais crianças – pois usava óculos, tampão em um dos olhos e acabou tendo problemas em sua estrutura física devido a sua timidez causada por comentários maldosos. Mas isso não foi impedimento para ela. Aluna sempre muito dedicada, estudou belas artes e aprendeu a tocar flauta.
Quando teve idade suficiente para trabalhar, iniciou sua jornada em uma videolocadora e logo depois conseguiu se estabelecer em uma loja de um grande shopping da capital paranaense. Lá ela passou a atender a alta sociedade de Curitiba e como ganhava muito bem, teve mais condições de se dedicar ao seu modo de vestir e de se arrumar e o mais importante, segundo ela, trouxe o poder e a independência. Claudia conta que foi só depois dessa jornada que ela realmente se viu como uma pessoa bonita e apesar disso, ela destaca que antes de se sentir assim, precisou investir muito do seu tempo em outras áreas que a tornassem mais interessante.
Queiroz iniciou sua jornada acadêmica cursando Publicidade, a escolha do curso se deu pelo fato dela ser muito criativa, desde a infância, então ela viu na Publicidade uma ótima forma de aflorar seu lado criativo. Logo em seguida, Claudia resolveu cursar outra graduação, desta vez em Jornalismo, ela conta que foi no curso de comunicação onde ela aprendeu a contar histórias. O conhecimento adquirido em suas graduações são o que a ajudam a criar seus conteúdos hoje em dia.
Trabalhando dentro da área de jornalismo, Claudia percebeu que o formato de jornalismo baseado em “notícia ruim é a que mais vende” não era o ideal e para ela não era saudável escrever desta maneira. Então ela se baseou no “jornalismo de boas notícias”, onde a comunicação constrói algo para quem está informando, saindo da negatividade de conteúdos trágicos e sensacionalistas, como muitos dos veículos de comunicação fazem.
A grande divisão de água, por assim dizer, na vida da jornalista e publicitária, foi o nascimento de sua filha Gabriella. Claudia conta que renasceu e que a vinda de sua filha – grande luz de sua vida – mudou seu modo de pensar em vários sentidos e abriu uma nova porta em seu caminho. Como teve uma infância onde passou por algumas situações difíceis, ela não queria que sua filha passasse por nenhuma dificuldade, então decidiu estudar para ser mãe.
Como sempre foi boa aluna, Claudia dedicou-se a estudar diversas áreas, que se relacionavam com a maternidade, desde formas de criação saudável, até gastronomia, tudo para oferecer o seu melhor à sua filha. Mas, além disso, ela tinha o desejo insaciável por conhecimento, que acabou se acumulando, ao longo dos anos, o que Queiroz intitula como uma “obesidade intelectual”. Com tantas coisas que aprendeu ao longo de seus estudos, ela decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com as pessoas. Foi aí que ela passou a se dedicar a ajudar as pessoas, que assim como ela, queriam se reencontrar consigo mesmas.
No começo deste ano, Claudia ainda não sabia que rumo sua carreira profissional iria tomar. Então ela decidiu gravar um vídeo, sobre um tema que achava ser interessante –sem edição, sem roteiro- e mandar para um amigo dono de gravadora. Esse amigo viu o potencial do conteúdo e então eles resolveram gravar o Caminho de Oz. “Eu gravei sem roteiro. Eu tinha o tema e simplesmente falava, eu transcendia todo o conteúdo que eu pensava e sentia. Todas as gravações foram inéditas e praticamente sem cortes. Então em julho esse material estava em edição e produção. Fiquei apaixonada pelas produções”.
O projeto “Caminhos de OZ” é uma construção de 12 passos, onde você deverá olhar para dentro de si e se redescobrir. Uma jornada de transformação, sem julgamentos, com todo o apoio necessário, é uma ótima oportunidade para quem deseja curar algumas feridas e se reconectar consigo mesmo. O objetivo do projeto é ajudar as pessoas a viverem bem consigo mesmas.
O nome do projeto surgiu após Gabriela – filha de Claudia – ter dificuldade em pronunciar seu sobrenome, ela falava “Gabriella Oz”. Lembrando da história do mágico de Oz, Claudia foi rever o conto infantil e percebeu que se tratava da realidade, onde as pessoas passam a vida tentando buscar um mágico para realizar seus desejos, mas no fim, o mágico não pode fazer nada – não passa de um charlatão – e que o caminho para a felicidade está dentro de cada um. Foi pensando em auxiliar as pessoas a se encontrarem, a se amarem em primeiro lugar, que Queiroz desenvolveu os 12 passos do Caminho de Oz.
Com um programa voltado para o bem-estar próprio de cada um, Claudia oferece seu programa Caminho de Oz, a quem queira ver as coisas de uma nova forma e assim se reencontrarem consigo mesmas. Para você que deseja conhecer um pouco mais sobre o projeto de Claudia, acesse o Instagram @claudia_queiroz_jornalista.