A história de Curitiba e todo seu peso segue sendo pauta das preocupações e projetos da atual gestão, que agora batem o martelo para que os antigos casarões passem por um processo impedindo a destruição (e ate depredação e quem sabe demoronamento) das construções.
As obras fazem parte do projeto Curitiba de Volta ao Centro, da Prefeitura. Os trabalhos começaram na sexta-feira (7), com a limpeza dos painéis de azulejos do artista Poty Lazzarotto, localizados na frente de um dos sobrados. Nesta semana, as equipes iniciaram a pintura externa dos dois imóveis, após preparar as paredes com lixamento e raspagem.

A reforma faz parte do programa Rosto da Cidade, que já recuperou 156 imóveis na capital, entre públicos e particulares. O objetivo é valorizar o patrimônio histórico e revitalizar a região central. Os casarões, localizados na Rua João Bonifácio, esquina com a Travessa Nestor de Castro, receberão nova pintura, além de obras internas iniciadas ainda em outubro.
As melhorias também fazem parte do projeto Rua da Memória, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A proposta prevê a criação de um espaço de convivência com áreas verdes, jardinetes e floreiras, promovendo mais sustentabilidade e drenagem natural do solo.
A Fundação Cultural de Curitiba será responsável pela manutenção e futura ocupação dos dois sobrados, que vão abrigar parte das atividades do Solar do Barão, atualmente fechado para restauro. A previsão é que até o fim do ano os imóveis estejam prontos para receber os Ateliês de Gravura, além de equipes administrativas e de educação patrimonial.






