O Arquivo Público Municipal de Curitiba passou a usar um sistema digital para agendamentos e consultas ao acervo histórico. Agora, qualquer pessoa pode pesquisar os documentos diretamente pela página da Prefeitura.
Para acessar, o cidadão entra no site da Prefeitura de Curitiba, abre a área de secretarias e seleciona a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati). Depois, basta clicar na caixa “Arquivo Público” e, ao final do texto, acessar o link para a pesquisa.
O novo sistema cria um protocolo para cada pedido. Isso ajuda a organizar o atendimento e permite acompanhar todo o processo de consulta.
Com essa formalização, será possível produzir relatórios e entender melhor quem usa o acervo e com qual finalidade. A Smati afirma que o objetivo é facilitar o acesso da população aos documentos que fazem parte da história da cidade.
O Arquivo Público guarda registros desde 1797, incluindo documentos, microfilmes e materiais de várias secretarias, como Urbanismo e Meio Ambiente. São cerca de 80 mil caixas preservadas conforme normas arquivísticas.
Localizado na CIC, o espaço foi inaugurado em 2004 e está aberto para consultas de qualquer pessoa interessada, seja por motivos pessoais, comerciais ou institucionais.






