No dia 03 de outubro o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei estadual 21.685/2023, ela garante uma reserva de passagens rodoviárias intermunicipais gratuitas ou com desconto para uma parte dos paranaenses com 65 anos ou mais e faz parte de um conjunto de providências.
As outras medidas para as pessoas idosas são transferência de recursos para os municípios para acolhimento, a criação de uma Central Judicial específica para a terceira idade e um programa de incentivo ao turismo também da terceira idade.
Em suas redes sociais o governador escreveu: “estamos criando condições para que os idosos paranaenses sejam mais felizes, para que eles possam viver a melhor idade com mais qualidade, sejam mais ativos, possam viajar, conhecer o nosso Estado.”
O governo do estado informou que a nova lei estadual prevê a oferta de dois assentos gratuitos em ônibus do transporte intermunicipal que circulam dentro do Paraná para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e renda de até dois salários-mínimos, limitado a uma compra por pessoa.
O governo do Paraná realizou os anúncios nos dias 03 e 05 de outubro, próximo ao dia que é celebrado o Dia Internacional do Idoso, 1° de outubro. O Estatuto do Idoso completou 20 anos na mesma data, mas nesse caso é uma lei que contempla todo o território nacional.
O político Ratinho Junior está em seu 2° mandato à frente do estado, em seu 1° ano após ser reeleito vencendo as eleições de 2022. As empresas e responsáveis estão se adequando a novas leis vigentes no estado.