O Museu Oscar Niemeyer (MON) lança a exposição “Afeganistão Tapetes de Paz e Guerra”, que será inaugurada no dia 24, às 19h, na Torre do Olho. A mostra reúne 37 tapetes afegãos, que retratam cenas de paz e guerra, mostrando os diferentes momentos vividos pelo país.
O Afeganistão vive sob comando do grupo Talibã desde 2021, após a saída de soldados americanos do país, resultando na tomada de Cabul pelo grupo após vitória sobre o governo central afegão.
Além dos tapetes, a exposição conta com 19 joias tradicionais, usadas pelos povos das regiões onde os tapetes foram confeccionados, oferecendo uma imersão nas tradições e no cotidiano do Afeganistão.
A proposta é apresentar a riqueza artística e histórica dos tapetes afegãos, que, além de funcionais, são testemunhos visuais das transformações culturais e políticas de uma nação marcada por conflitos e resiliência.
O MON, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, é um importante patrimônio estatal que abriga cerca de 14 mil obras de arte em mais de 35 mil metros quadrados de área construída, tornando-se o maior museu de arte da América Latina.
Com exposições que incluem artes visuais, arquitetura e design, o MON reafirma seu compromisso com a promoção de grandes coleções nacionais e internacionais, como a da mostra afegã.
Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
Enrique Galvão